Buscar

Economia

O Brasil possui muitos segmentos de mercado que se enquadram na estrutura de mercado denominada de oligopólio. Nesta estrutura de mercado existe um grande número de consumidores mas a oferta do produto e/ou serviço é realizada por um número reduzido de empresas. Em função disso, empresários se beneficiam desta estrutura. Com relação à economia brasileira e à sua relação com a estrutura de oligopólio, analise as sentenças a seguir: 

I- O setor bancário brasileiro está inserido na estrutura de oligopólio. 
II- O setor de bebidas no Brasil se insere na estrutura de oligopólio. 
III- A extração de petróleo no Brasil se insere na estrutura de oligopólio institucional. 

Assinale a alternativa CORRETA:

As sentenças I e II estão corretas.

As sentenças I e III estão corretas.

Somente a sentença I está correta.

As sentenças II e III estão corretas.

💡 6 Respostas

User badge image

Amilton Porfirio

As sentenças I e III estão corretas.

2
Dislike0
User badge image

Flavio Santana de Sousa

I e III estão corretas
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Iremos avaliar cada afirmativa individualmente, levando em consideração a estrutura de oligopólio e como ela se enquadra no Brasil em cada segmento.A afirmativa I está correta, pois o setor bancário brasileiro é restrito a poucos bancos que controlam o mercado e as taxas, podendo se aproveitar da estrutura para aumentar as margens de lucro artificialmente. Recentemente, com os novos bancos digitais que estão se estruturando, esse oligopólio tem perdido força.A afirmativa II está correta, pois o setor de bebidas é controlado por poucas empresas que controlam artificialmente o mercado. Podemos observar facilmente em mercados a similaridade de preços entre as bebidas: quando uma se eleva, a outra se eleva e vice versa, independente das forças de mercado como demanda.A afirmativa III está incorreta, pois no Brasil, o petróleo funciona em um monopólio institucional, onde apenas pode existir a Petrobras especificamente.Portanto, as sentenças I e II estão corretas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais