Buscar

“Essas proteínas básicas, inicialmente, foram consideradas como componentes meramente estruturais, mas agora são reconhecidas pelo importante papel

 

que desempenham na manutenção do equilíbrio dinâmico da cromatina. As caudas amino terminais das histonas estão sujeitas a uma variedade de modificações pós-traducionais, como metilação, acetilação, fosforilação, entre outras, que regulam suas funções. Algumas modificações estão associadas a genes ativos, enquanto outras a genes silenciosos. Uma das modificações mais estudadas atualmente é a acetilação, que depende da atividade de duas famílias de enzimas, histonas acetiltransferases (HAT) e histonas desacetilases (HDAC). [...] Inibidores das histonas desacetilases (iHDAC) têm emergido como uma nova classe de agentes anticâncer. Estes iHDAC têm demonstrado atividades contra diversos tipos de câncer e notáveis efeitos na proliferação da célula tumoral, na morte celular programada, na diferenciação e angiogênese in vitro in vivo”. (Menditi e Kung, O papel das proteínas histonas nas neoplasias hematológicas / The role of histones proteins in hematological neoplasiasRev. bras. cancerol;53(4):453-460, out.-dez. 2007). Assinale a alternativa errada a respeito das histonas:

  a.

Apenas as células eucariotas são dotadas de histonas devido, principalmente, a atuação destas proteínas no controle da expressão gênica.

  b.

As histonas são proteínas presentes no DNA dos eucariotos e dos procariotos devido à sua participação no processo de replicação do DNA.

  c.

As histonas são responsáveis por manter o equilíbrio dinâmico da cromatina por ter sua função relacionada à compactação do DNA.

  d.

Inicialmente, as proteínas histonas foram consideradas componentes meramente estruturais, que reúnem uma grande quantidade de DNA genômico em uma estrutura que pode ser facilmente acomodada pelo núcleo das células. Entretanto, atualmente, são reconhecidas pelo seu envolvimento na manutenção do equilíbrio dinâmico da cromatina

  e.

Procariotos não possuem histonas devido à presença do seu cromossomo único, circular e de pequeno tamanho.

💡 8 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As histonas são proteínas básicas, de baixo peso molecular, e são altamente conservados (em termos evolutivos) entre eucariotas. Eles formam a cromatina, juntamente com o DNA, com base, entre outros, em unidades conhecidas como nucleossomos. A cromatina resolve o problema do tamanho do DNA dentro do núcleo, comparando-o. As proteínas celulares mais freqüentes são as proteínas histonas, com cada célula eucariótica tendo várias centenas de milhões de moléculas histonas, enquanto as outras proteínas não chegam a poucas centenas (no máximo, milhares). São proteínas de baixa massa molecular, aproximadamente 11-12 Kd e exibem um alto conteúdo, cerca de 20%, de lisina e arginina (aminoácidos básicos). Com as cargas positivas das cadeias laterais desses resíduos, as histonas (que são extremamente básicas) se ligam aos grupos fosfato do DNA (carregados negativamente); para isso, a seqüência de bases dentro do DNA não é relevante. Frequentemente, as histonas são modificadas por metilação, acetilação, fosforilação ou ribosilação de ADP. Alternativa D.
1
Dislike0
User badge image

Wemerson Gutemberg

resposta correta: B

As histonas são proteínas presentes no DNA dos eucariotos e dos procariotos devido à sua participação no processo de replicação do DNA.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais