Buscar

Qual a relação entre ciência política e teoria constitucional?

💡 3 Respostas

User badge image

Jeane Aleluia

ciencia politica ; é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos.

teoria constitucional ; conceito de lei fundamental, que buscava servir a cultura política do liberalismo (limitação de poder político e proteção do indivíduo à existência de instrumentos jurídicos - constituição escrita).

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Ciência Política se relaciona, de modo geral, com a organização política de um Estado, ou seja, abrange todos os tipos de modelos políticos, qual é modelo utilizado pelo Estado, como estes se organiza, quais suas metodologias e seus processos. A teoria constitucional, por sua vez, tem como grande objeto de estudo a Constituição que guia o Estado e também o que poderia ou não ser modificado dentro deste Estado.

Podemos ver que ambas as disciplinas tem em vista o mesmo objeto: o Estado, apenas possuem perspectivas diferentes em relação a ele. A ciência política precisa entender no que se baseia a jurisdição de um Estado para poder analisá-lo de forma ampla e completa, entendendo como as leis são feitas e como são impostas, o que é trabalho da Teoria Constitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais