Com base nos conceitos de Óptica, quais estão certas?
Com base nos conceitos de Óptica, é correto afirmar:
01) A distância focal de uma lente tem o mesmo valor, quer ela esteja sendo utilizada no ar ou imersa em água. 02) O colorido que se observa em uma mancha de óleo que está sobre o asfalto pode ser explicado pelo fenômeno da difração. 04) O comportamento ondulatório da luz pode ser evidenciado através do fenômeno da interferência. 08) A velocidade da luz em um meio com índice de refração igual a 1,5 é 2/3c, onde c é a velocidade da luz no vácuo. 16) A dispersão da luz branca observada em prismas de vidro está relacionada ao fenômeno da refração. O gabarito é 04, 08, 16, mas queria saber o que tem de errado nas outras
7 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
01) A distância focal de uma lente tem o mesmo valor, quer ela esteja sendo utilizada no ar ou imersa em água.
Correção: a distância focal varia quando imersa na água, tendo em vista que a água também serve muda os aspecto da lente e a refração da luz será diferente.
02) O colorido que se observa em uma mancha de óleo que está sobre o asfalto pode ser explicado pelo fenômeno da difração.
Correção: primeiramente o fenômeno de difração está associado as ondas sonoras e não com a luz. O colorido que se observa em uma mancha de óleo que está sobre o asfalto é um fenômeno de reflexão e refração da luz.