Buscar

As articulações ou junturas servem para unir duas ou mais estruturas que podem inclusive ser ossos.?

💡 5 Respostas

User badge image

shir fer

sim

0
Dislike0
User badge image

Jefferson Rosa Almeida

As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta. Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.

 Classificação das articulações

Existem diferentes formas de classificar uma articulação, sendo a mais comum a classificação que utiliza como critério o material encontrado entre os ossos. De acordo com esse critério, podemos dividi-las em:

Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.

A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.

 Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.

Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial. Diferentemente das outras formas de articulação, as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado.

Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.

As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, provação, inversão, refração, elevação e depressão. Doenças que atingem as articulações

Várias são as doenças que podem atingir as articulações. Entre elas, podemos citar:

Bursite: Inflamação da bolsa sinovial, também chamada de Bursa.

Artrite ReumatoideInflamação das articulações e estruturas associadas.

GotaUm tipo de artrite caracterizado pelo depósito de cristais de ácido úrico na articulação.

Febre Reumática: Inflamação dos tecidos sinoviais, tendões e demais tecidos conjuntivos presentes em torno das articulações.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>É uma estrutura anatômica que permite a união entre dois ossos ou entre um osso e uma cartilagem. As articulações são estabilizadas por ligamentos que unem as extremidades ósseas e têm mobilidade graças aos músculos que estão inseridos nas proximidades. A parte da anatomia que é responsável pelo estudo das articulações é a artrologia.
As funções mais importantes das articulações são constituírem pontos de união entre os componentes do sistema ósseo (osso, cartilagens) e facilitar os movimentos mecânicos, proporcionando elasticidade e plasticidade ao corpo.
Algumas articulações não são móveis, como aquelas que se estabelecem entre os ossos do crânio, porém são de grande importância porque permitem a proteção do cérebro e possibilitam ao mesmo tempo seu crescimento durante a infância.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais