Buscar

Ação Penal Publica

Em se tratando de ação Penal Publica, a ação sempre será promovido pelo Ministerio Publico?

💡 4 Respostas

User badge image

Antonio Dias

Não. O ofendido pode, ainda, propor ação penal subsidiária da pública, quando o representante do MP se omitir, for negligente. É o que está no artigo 5º, inciso LIX, da CF: "Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal".

2
Dislike0
User badge image

Bruna Gonçalves Xavier

O Ministério Público é o titular da ação penal pública, seja ela incondicionada ou condicionada. Todavia, diante da inércia do órgão ministerial, a vítima pode ingressar com uma ação penal privada subsidiaria da pública. 

 

Urge destacar que esse tipo de ação somente pode ser ajuizada diante da inércia do MP, não cabendo a mesma, por exemplo, se o MP pedir arquivamento ou diligências. 

1
Dislike0
User badge image

Carol Marques

DEPENDE ! A ação penal pública incondicionada será sempre promovida pelo MP, nos casos de ação penal pública codicionada ela será promovida pelo MP porém ela fica condicionada a representação do ofendido. Tem os casos de ação penal privada subsidiária da pública, essas ações, são ações onde cabe ao MP oferecer a denúncia mas por algum descuido eles não fazem isso restando assim a oportunidade da vítima de oferecer a queixa-crime, uma vez que a vítima oferece  essa  queixa-crime, caso ela abandone o processo ele não se torna-á perempto, pois a titularidade volta ao Ministério Público. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais