Buscar

Leiam a citação abaixo e respondam:

"o discurso dominante traz ao primeiro plano uma concepção de escola como instituição salvadora, cuja missão impossível é tirar das ruas crianças e jovens moradores das áreas urbanas mais precárias das cidades e assim diminuir os índices de criminalidade, seja ensinando-lhes princípios de moral e bons costumes seja fornecendo-lhes um diploma ilusório que não lhes garantirá emprego em tempos de desemprego estrutural.


a)    Por que se trata de uma missão impossível? 
b)    Quais seriam os caminhos para resolver os problemas de criminalidade e emprego dos jovens? 
 

Respostas

User badge image

Brunna Cardoso

a)    Por que se trata de uma missão impossível? 

bom a missão impossível é tirar das ruas crianças e jovens moradores das áreas urbanas mais precárias das cidades mas tambem podemos diminuir os índices de criminalidade, ou seja ensinando-lhes os  princípios de moral e bons costumes l fornecendo-lhes um diploma ilusório que não lhes garantirá emprego em tempos de desemprego estrutural.

b)    Quais seriam os caminhos para resolver os problemas de criminalidade e emprego dos jovens? 

1º Políticas públicas focalizadas.

Em 2014, 2% dos municípios brasileiros concentravam 22.776 homicídios, 48,6% do total do crime no país. Quando você ver esses municípios violentos, você analiza que metade dos homicídios desses municípios acontecem no máximo 10% dos bairros.o primeiro ponto é a focalização da política pública nos bairros que de uma maneira ou outra foi  abandonado."

2. Valorizar a 1ª infância

O primeiro passo nesse sentido é cuidar da parte mais importante o desenvolvimento, que é a infância. Pensar em programas que envolvam a visitação das mães grávidas ou de crianças pequenas por equipes multidisciplinares. A criança antes de nascer e crescer, já vai ter uma família com orientação e um acompanhamento. Isso é fundamental para o que vem depois."

3. Transformar as escolas

" precisamos pensar como a gente vai transformar as escolas atuais, em localidades, em escolas que não sejam pensadas somente para as classe média. Precisamos entender que o jovem que estamos lidando nem sempre terá todas as condições socioemocionais.

 As dificuldades que ele possui precisam ser enfrentadas e elaboradas, para que a criança não seja vista como passiva na educação, mas que ela tenha uma possibilidade de diálogo. É preciso criar mecanismos de motivação e transformar as escolas em grandes armas contra o crime no brasil."

4. Inserção no mercado de trabalho

"O  ponto é possibilitar a inserção desse jovem no mercado de trabalho. muitos tem problemas de formação que dificultam a entrada desses jovens no mercado. muitos jovem é suscetível aos piores empregos. É óbvio que ele não vai permanecer em nenhum trabalho porque ele não é satisfeito. Depois, ele se infiltra em um ciclo de exploração. É preciso de uma mediação para auxiliar esse jovem no mercado de trabalho em opções ou sejam mais vantajosas do que a promessa superficial do tráfico de drogas."

 

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nesse exercício, iremos estudar sobre as problemáticas enfrentadas por jovens e adultos, no mundo contemporâneo, sobre as perspectivas de crescimento a partir dos estudos.Primeiramente, temos que a escola é uma organização que visa desempenhar um papel social de repassar conhecimento, assim como proporcionar aos estudantes maior sociabilidade e sensibilidade com o meio em que ele vive.

A partir disso, é possível observar que é creditado à escola o fato dela ser único meio pelo qual as pessoas de baixa renda ou de famílias que não possuem nenhum tipo de escolarização possam crescer socialmente e, como consequência, conseguir bons empregos a partir dos estudos, sendo isso que o texto chama de “instituição salvadora”.Diante disso, temos que na letra “a”, podemos afirmar como reposta, que o fato de o governo ofertar uma educação básica, não significa que, necessariamente, após os estudos aquelas pessoas terão, de fato, um emprego ou uma melhoria social, pois, as oportunidades são cada vez mais fechadas para esse grupo de pessoas; poucas são as que passam por esse afunilamento. Já na letra “b”, podemos ter como resposta o desenvolvimento de projetos sociais, junto à iniciativa privada, que utilizem esses jovens em horário oposto o da escola, para realizar atividades intelectuais em empresas, ou até mesmo cursos profissionalizantes, pois, isso acarretará um menor tempo de ociosidade e, consequentemente, uma menor taxa de criminalidade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina