Buscar

Como é feito o diagnostico de Yersinia pestis?

💡 3 Respostas

User badge image

❤❤❤

Diagnóstico

  • Coloração, culturas e sorologia

 

O diagnóstico rápido é importante porque a mortalidade aumenta de modo significativo quanto mais tempo o tratamento é postergado.

 

O diagnóstico é feito por coloração e cultura do microrganismo, tipicamente por meio da aspiração com agulha de um bubão (a drenagem cirúrgica pode disseminar o microrganismo); também devem ser obtidas amostras de sangue e escarro para culturas. Outros testes incluem imunofluorescência com coloração e sorologia; um título > 1:16 ou uma elevação de 4 vezes entre os títulos agudos e convalescentes é positivo. O teste PCR, se disponível, confirma o diagnóstico

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Yersinia pestis é o agente que causa uma doença que ficou muito conhecida como peste bubônica ou peste negra e que causou muitas mortes na Idade Média.

A peste bubônica é uma doença grave que pode ser fatal caso não seja imediatamente tratada.

A transmissão dessa doença se dá através da picada de pulgas infectadas, contato com material biológico (sangue, secreções, tecidos) contaminado e por mordida ou arranhão de gatos contaminados.

O diagnóstico da Yersinia pestis ocorre atráves de exames laboratóriais que podem ser por métodos bacteriólogicos, sorológicos ou ainda moleculares . Os métodos moleculares (ainda em testes) são mais rápidos e pode ser empregado mesmo quando as bactérias não são mais viáveis.

O método bacteriológico pode ser feito utilizado a coloração com azul de metileno ou pelo corante de Wayson, atráves do teste bacteriófago ou hemacultura. Já método sorológico utiliza a técnica de hemaglutinação (HA).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais