Buscar

7- Classifique as orações em destaque: a- Não só estudou, mas também trabalhou. _________________________ b- Choveu, pois eu me molhei.

7- Classifique as orações em destaque: a- Não só estudou, mas também trabalhou. _________________________ b- Choveu, pois eu me molhei. ___________________________________ c- O relógio é de ouro; não enferruja, pois. _______________________ d- Sai às dez, voltei às dez e meia. _____________________________ e- Venha logo, pois está chovendo. _____________________________ f- Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou.” (Graciliano Ramos) ____________________________________________________________

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Nesse exercício, iremos tratar de de assuntos relacionados às normas da língua portuguesa.
No português, as orações (frases verbais com sentido completo) podem se apresentar de duas formas distintas, as orações coordenadas e as orações subordinadas.

Se tratando das orações coordenadas, em um período composto (duas ou mais orações), as orações não mantêm entre si nenhuma relação de dependência para que se tornem completas; já as orações subordinadas, ao contrário das orações coordenadas, em um período composto, uma oração mantém uma relação de dependência com a outra.

Existem vários tipos de orações coordenadas, e, se tratando da questão, a resolução do enunciado, acerca dos tipos de orações coordenadas, seria o seguinte:

a)Oração coordenada sindética aditiva;

b)Oração coordenada sindética explicativa;

c)Oração coordenada sindética conclusiva;

d)Oração coordenada assindética;

e)Oração coordenada sindética explicativa;

f)Oração coordenada sindética adversativa.

3
Dislike0
User badge image

Janice Nogueira

Bastante
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais