Buscar

Como era a economia espartana?

Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História.
Esparta foi uma das principais cidades estado (polis) do mundo grego antigo, possuía uma organização social e política única, sendo reconhecida como uma cidade de forte tradição militar.

Esparta possuía uma divisão de camadas sociais muito rígidas, onde a mobilidade entre as camadas era extremamente improvável. Sua política era peculiar, possuindo dois reis, que tinham caráter militar-religioso, mas não eram governantes da cidade. O governo da cidade ficava nas mãos dos Éforos e dos Gerontes.

Esparta foi uma cidade crucial na aliança helena para a vitória dos contra os persas nas guerras medicas, posteriormente disputou com Atenas pela supremacia no continente heleno, e acabou saindo vitoriosa (ainda que todas as cidades gregas envolvidas acabaram por se desgastar muito, o que facilitou sua dominação pela Macedônia).

A economia espartana girava em torno de uma rica agricultura, feira em suas férteis terras, garantindo a autossuficiência da cidade, e dentro da cidade havia um comércio modesto e restrito, principalmente de peças de artesanatos. Ainda assim a principal atividade espartana era a guerra, e sua tradição militar era conhecida em todo mundo grego.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina