Buscar

1- Como são dispostos os elementos químicos na tabela periódica.2-Como identificar as famílias na tabela periódica?3- Como localizar os períodos na

1- Como são dispostos os elementos químicos na tabela periódica.2-Como identificar as famílias na tabela periódica?3- Como localizar os períodos na tabela periódica? 4- Quantas famílias e período há na tabela periódica ?

💡 3 Respostas

User badge image

Alexandre Delgado

1-Os elementos químicos na tabela periódica estão dispostos em ordem crescente de seus números atômicos e de suas massas atômicas.Lembrando que o número atômico é o número localizado acima do símbolo do elemento e a massa,abaixo dele.À medida que você avança da esquerda para a direita e de cima para baixo na tabela,o número atômico aumenta.

2- As famílias estão na vertical e numeradas de 1 a 18 grupos.As famílias ou grupos têm propriedades químicas similares.

3-Os períodos estão na horizontal e numerados de 1 a 7,ressaltando que elementos localizados no mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas.

4-São 18 famílias ou grupos e 7 períodos na tabela.As famílias antigamente denominadas de 1A,2A,3A,4A,5A,6A,7A e 8A são os elementos representativos,enquanto as famílias de 3B a 8B mais 1B e 2B,são os elementos de transição(porque os elétrons transitam em órbitas intermediárias dentro do elemento).

Espero que tenha ajudado!

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Química Geral.
O exercício propõe que identifiquemos as características gerais presentes na tabela periódica, isto é, a forma como os elementos estão dispostos etc.

Os elementos estão dispostos na tabela periódica de acordo com o número de prótons que os mesmos possuem, ou seja, eles estão dispostos em ordem crescente de número atômico. Além disso, são organizados por grupos e períodos.

As famílias, que também podem ser denominadas como grupos, são todas as colunas dispostas na tabela periódica, isto é, os grupos que se encontram na vertical.

Os períodos são, basicamente, as linhas da tabela periódica, isto é, os grupos localizados na horizontal.

Ademais, a tabela periódica possui dezesseis famílias e sete períodos.


Portanto, os elementos são dispostos em ordem crescente de número atômico, as famílias são os grupos a vertical, os períodos são grupos na horizontal. Além disso, a tabela possui 16 grupos e 7 níveis.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais