Buscar

Quem eram os Criollos e os Chapetones ?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Eram originalmente, qualquer pessoa de descendência europeia (principalmente francesa ou espanhola) ou africana nascida nas Índias Ocidentais ou partes da América francesa ou espanhola (e, portanto, naturalizada nessas regiões e não no país de origem dos pais).
O termo já foi usado com vários significados, muitas vezes conflitantes ou variando de região para região. Na América colonial espanhola, os crioulos eram geralmente excluídos dos altos cargos da igreja e do estado, embora legalmente espanhóis e crioulos fossem iguais. Discriminação surgiu a partir da política da coroa espanhola visando recompensar seus súditos espanhóis favorecidos com postos coloniais lucrativos e honoríficos, excluindo os crioulos de tais posições e restringindo severamente suas atividades comerciais.
Especialmente no século XVIII, imigrantes da Espanha (chamados de peninsulares ou, com desprezo, e chapetones no México e na América do Sul, respectivamente) que conseguiram nos negócios nas colônias despertou a inimizade dos crioulos. Os crioulos lideraram as revoluções que levaram à expulsão do regime colonial da América espanhola no início do século XIX. Após a independência no México, Peru e outros lugares, os crioulos entraram na classe dominante.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais