Buscar

O QUE É A CLAÚSULA DE RESERVA DE PLENÁRIO?

O QUE É A CLAÚSULA DE RESERVA DE PLENÁRIO?

💡 3 Respostas

User badge image

Eduardo Barbosa

É o instituto que determina que o o julgamento de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo quando feita por tribunal, só será possível pela maioria dos votos dos membros ou mebros do seu órgão especial, ou seja, o tribunal pleno.
Espero ter ajudado.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A cláusula de reserva de plenária define que o julgamento da inconstitucionalidade de lei do Poder Público, quando efetuada por tribunal, só é possível através do voto da maioria absoluta dos seus membros ou dos membros de seu órgão especial, ou seja, pelo tribunal pleno.

Esta cláusula não impossibilita que os juízos singulares declarem a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo no controle difuso, assim como não se aplica as turmas recursais dos juizados especiais, pois turma recursal não é tribunal.

Deve-se reforçar que essa cláusula só é solicitada para a declaração de inconstitucionalidade, não tendo aplicabilidade para a declaração de constitucionalidade, devido ao Princípio de Presunção de Constitucionalidade das Leis.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais