Buscar

Judicialização da Saúde

O Direito a Vida é absoluto?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Bottura

O Direito à vida, assim como os direitos do ordenamento jurídico, NÃO é absoluto. Para confirmar essa constatação temos as hipóteses de aborto legal e também a pena de morte aplicada no Brasil - somente em caso de guerra declarada. Desta feita, a despeito do direito à vida ser uma das garantias mais fundamentais protegidas pela Carta Magna, mediando o próprio acesso aos demais direitos, não é ele interpretado como absoluto, devendo, nas ocasiões em que há colisão direta com outros direitos e garantias fundamentais, ser ponderado no caso concreto.

.

Espero ter ajudado. Bons Estudos!

3
Dislike1
User badge image

Marcos Vinicius Oliveira

Muito boa a resposta. Muito obrigado.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para a resolução deste exercício, utilizaremos conhecimentos relacionados à disciplina de Direito Constitucional.


Sim. Em meios aos direitos fundamentais presentes na Constituição Federal de 1988, é correto eleger o direito à vida, como o principal direito resguardado para todas as pessoas. É um direito que transcende o ambiente jurídico, sendo um objeto de estudos em diversas áreas, tais como da sociologia, filosofia e religião.


Portanto, antes de defender qualquer outro direito existente, é dever do Estado se preocupar com quesitos relacionados ao direito à vida humana que todos possuem, uma vez que sem este, todos os demais direitos perdem o sentido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais