Buscar

1) IDENTIFIQUE NA CONSTITUIÇÃO 3 DISPOSITIVOS APENAS FORMALMENTE CONSTITUCIONAIS(EXCETO ART 242)

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O conjunto de leis, normas e regras de um determinado país é denominado de Constituição (ou Constituição material), isto é, a mesma regula e organiza o Estado através de Constituição definindo assim direitos e deveres dos cidadãos. Em países democráticos como o Brasil por exemplo , a elaboração de uma constituição se da através de uma assembleia constituinte que nada mais e do que um órgão que tem como função redigir ou reformar a constituição a ordem politica de um estado tendo assim pleno poderes para isso seus participantes são escolhidos através de eleição popular.

Nesse contexto, uma norma formalmente constitucional trata-se de uma norma que, apesar de estar no corpo da Constituição, nada tem a ver com a mesma.

O principal (e talvez único) exemplo, está no § 2º do art. 242, estabelecendo que o Colégio Pedro II será mantido na órbita federal.

1
Dislike0
User badge image

José Roberto

trf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais