Buscar

Qual a diferença entre um antibiótico e um quimioterápico?

Olá!
Em alguns lugares diz que um antibiótico é produzido somente por microorganismos e que os quimioterápicos são sintéticos. Porém em outros lugares diz que ambos podem ser naturais ou sintéticos.
Agradeço quem puder esclarecer a diferença.

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O remédio quimioterápico combate o agente infeccioso, que na maioria das vezes é uma bactéria, através de antissépticos, e são conseguidos apenas de forma sintética. Isso quer dizer que os quimioterápicos não podem ser obtidos de maneira natural e, portanto, precisam ser criados pelo homem. Sendo assim, para cada tipo de infecção bacteriana, um quimioterápico mais indicado deverá ser criado, com diferentes dosagens. Por sua vez, os antibióticos são antimicrobianos naturais, ou seja, podem ser adquiridos naturalmente, sem precisar da ajuda do homem para serem criados e além disso inibem os microrganismos e são utilizados em baixas concentrações. Os antibióticos devem ser utilizados com certo cuidado pois se altas doses forem ministradas, ele pode ter um efeito contrário ao desejado, fazendo com que a quantidade de bactérias aumente.

3
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Um quimioterápico combate um agente infeccios, neles estão incluidos antissépticos, além disso quimioterápicos são conseguidos apenas de forma sintética. Antibióticos são antimicrobianos naturais, sintéticos ou semissintético, que inibem ou destroem microrganismos seletivos, geralmente em baixas concentrações. Os antibióticos são obtidos por modificações químicas ou microbiológicas de compostos naturais. Os antibióticos podem ser enquadrados como um quimioterápico, mas é tradicional a sua separação, pois um grande número deles ainda é obtido de maneira natural a partir de processos de fermentação por fungos e bactérias.

6
Dislike1
User badge image

Sarah Soares Maduro de Oliveira

Muito obrigada, Mariana!! Ajudou muito!

0
Dislike0
User badge image

Raissa Peregrine

Obrigada pela ajuda! 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais