Buscar

Quais métodos deve ser usados para diminuir ou acaba com a floração natural indesejada do abacaxi? Existe produto que pode ser aplicado ou so manejo?

💡 3 Respostas

User badge image

Andarilhos dos games

A floração natural precoce é um problema bastante comum. Dificulta o manejo da cultura e a colheita, encarecendo o custo de produção, inviabilizando a exploração da soca (segundo ciclo) e afetando a comercialização do produto.

Por tratar-se de problema intensamente afetado por condições climáticas, até o momento ainda não existem medidas de controle do fenômeno que possam dar a segurança desejada. Encontram-se em fase de pesquisa medidas que visem a evitar ou, pelo menos retardar a floração natural.

Alguns cuidados: evitar que as plantas atinjam porte elevado ou idade avançada; evitar plantios no período de outubro a dezembro, o que é muito comum em regiões com chuvas de verão (Cerrado); evitar a utilização de mudas velhas para os plantio etc.

1
Dislike0
User badge image

Eduardo Augusto

Deve-se fazer a indução floral.

Para evitar a indução ainda não ouvi sobre, mas a padronização se faz com produtos a base de Ethephon ou Carbureto de Cálcio.

0
Dislike0
User badge image

Hugo Graciano

Infelizmente a floração natural ainda não tem nenhum controle, pois é decorrente das condições climáticas. Porém está em andamento algumas pesquisas nas quais tentam retardar ou evitar o problema. Alguns cuidados: evitar que as plantas atinjam porte elevado ou idade avançada; evitar plantios no período de outubro a dezembro, o que é muito comum em regiões com chuvas de verão (Cerrado); evitar a utilização de mudas velhas para os plantios e etc.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais