Buscar

Qual a definição do Custeio baseado em Atividade?

Respostas

44 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Diordana Garcia

Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.

Consiste na identificaçãoanálise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Contabilidade consiste na ciência que estuda, analisa, registra e gerencia a administração econômica. Nesse contexto, o objeto de estudo da Contabilidade é o patrimônio das entidades econômicas, isto é, seu conjunto de Bens, Direitos e Obrigações da entidade.

Nesse contexto, o contador (profissional da Contabilidade), além de estudar, avaliar e declarar as variações de caixa de uma empresa, deve buscar alternativas para a melhora dos rendimentos e redução de despesas de forma a obter um aumento do patrimônio líquido da entidade.

O custeio Baseado em Atividades, ou em inglês Activity Based Costing, nada mais é do que um método de apuramento de custos na contabilidade, que proporciona uma análise separada pelas diferentes execuções das empresas. É também conhecido por Custeio ABC. Ele oferece a quem utiliza a informação contábil uma avaliação de desempenho por cada etapa que se queira analisar.

Este método de apuramento de custos teve início, principalmente, depois do surgimento de processos industriais automatizados. Assim, houve um aumento dos custos indiretos, como no custo da energia elétrica, por exemplo. Assim sendo, o rateio dos custos através desse método proporciona a identificação, entre a quantidade de diversos produtos, aqueles cuja absorção dos custos é maior na produção.

A ideia central deste método está em considerar que não são os produtos e serviços que consomem os recursos, mas sim, que são os recursos que são consumidos pelas atividades, nas quais resultam o produto final.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina