Buscar

Quais são requisitos para a caracterização da sociedade empresária?

💡 2 Respostas

User badge image

Roberta Ouverney

O objeto lícito é a característica primordial do objeto da sociedade, que se constitui dos atos/atividades praticados. Desse modo, esse objeto, que constará descrito no ato constitutivo, deve ser um objeto lícito, possível e determinado ou determinável. Por objeto lícito, entende-se o objeto cuja realização não se dá de forma contrária à legalmente permitida, ou seja, dá-se de forma ilícita, defesa em lei. Por exemplo, a sociedade não pode ter como atividade a aquisição e comercialização de drogas, por tratar-se de atividade proibida por lei, qual seja, o tráfico de drogas (artigo 33 da Lei nº 11.343/2006) 1.

Objeto possível é aquele cuja realização é possível tanto física quanto juridicamente. Por exemplo, não é possível o objeto de contrato que trate de comercialização de terrenos localizados na Lua, pelo fato de não existir posse física tampouco propriedade jurídica sobre essa superfície.

Por fim, quanto à determinação do objeto, dizemos que objeto determinado é aquele anunciado no ato de constituição de modo certo, definindo, por exemplo, seus destinatários e efeitos.

Já o objeto determinável possui apenas os elementos mínimos para individualização futura, como, por exemplo, individualização de gênero (carros) e quantidade (dez).

Com relação à contribuição para o capital social, ressalta-se que a sociedade necessita que um capital/patrimônio inicial para o exercício da atividade econômica. Esse capital será composto pela contribuição dos sócios e denominado capital social. Além de ter como principal função a representação do patrimônio inicial da sociedade, indispensável para o exercício da atividade comum, servirá também, para dar aos terceiros, potenciais contratantes ou credores da sociedade, a necessária confiança para nela investir.No que tange à participação dos sócios nos lucros e perdas, tendo em vista que a atividade económica exercida gera resultados, a consequência lógica é que esses resultados sejam repartidos entre os sócios, na proporção de sua participação no capital, sendo nula a cláusula que exclua algum sócio da participação nos lucros ou perdas, conforme disposto no artigo 1.008 do Código Civil, que, embora seja específico para as sociedades simples, é aplicável subsidiariamente aos demais tipos societários.

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

A Sociedade Empresária é uma organização que necessita, em primeiro lugar, do acordo de duas ou mais pessoas. Além disso, essas duas ou mais pessoas devem estar em comum acordo e se reunirem para perseguirem um fim lucrativo.

Segundo o previsto no Código Civil de 2002, em seu artigo 982, a Sociedade (reunião de duas ou mais pessoas), para ser considerada uma Sociedade Empresária, deverá ter como objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro.

Isso significa, segundo o artigo 966 do mesmo Código Civil, atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Além disso, independentemente do seu objeto, as Sociedades por Ações (S.A.) serão sempre consideradas Sociedades Empresárias, conforme previsto no parágrafo único do artigo 982.

Outro importante requisito para a Sociedade ser considerada Empresária é que ela seja registrada. Caso não seja, será considerada Sociedade em Comum, conforme artigo 986 e seguintes do Código Civil de 2002.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais