Buscar

qual resposta?

Quanto ao número de células os epitélios são classificados em simples quando exibem apenas uma camada celular, estratificados, quando exibem duas ou mais camadas celulares, e pseudoestratificado, quando exibem apenas uma camada, como o simples, porém suas células apresentam alturas distintas dando a impressão de mais de uma camada. De acordo com os conceitos relacionados a classificação dos epitélios, leiam as afirmativas abaixo.

I - O epitélio simples cilíndrico apresenta células cilíndricas, altas quando comparadas às cúbicas. Geralmente encontra-se revestindo ductos glandulares, o estomago e o colo do útero. Além da função de proteção, pode estar envolvido com as funções de secreção, absorção ou ambas.

II - O epitélio cilíndrico estratificado apresenta, geralmente, não mais do que duas ou três camadas de células relativamente baixas. Ganha resistência ao atrito, mas perde eficiência na absorção em comparação com o epitélio simples. Sua presença se dá principalmente nos ductos que revestem as glândulas derivadas da pele (sebáceas e sudoríparas).

III - No epitélio pavimentoso estratificado queratinizado as células mais superficiais são produtoras de queratina e conforme vão morrendo formam uma camada de revestimento queratinizado que fica firmemente presa às células vivas subjacentes.

Assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    I está correta.

  • b)

    II está correta.

  • c)

    I e II estão corretas.

  • d)

    II e III estão corretas.

  • e)

    I, II e II estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Lucilene Silva Barbosa

resposta  (e)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas