Buscar

A interpolação polinomial consiste em encontrar um polinômio de grau igual ou menor que n que melhor se ajuste aos n +1 pontos dados.

    
A interpolação polinomial consiste em encontrar um polinômio de grau igual ou menor que n que melhor se ajuste aos n +1 pontos dados. Existem várias maneiras de encontrá-lo, dentre as quais podemos citar:

  o método de Lagrange
    o método de Euller
    o método de Runge Kutta
    o método de Pégasus
    o método de Raphson

💡 6 Respostas

User badge image

Varlei Alessandra Mamedio

metodo euller

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em Cálculo Numérico, estudam-se diversas técnicas para calcular integrais, equações diferenciais, zeros de funções, interpolação polinomial, etc.

---

O método de Euler, por exemplo, serve para resolver equações diferenciais de valor inicial. O método de Runge Kutta é uma versão melhorada do método de Euler e é utilizado para resolver equações diferenciais. Já o método Pégaso é útil para calcular raízes de equações. Analogamente, o método de Newton-Raphson também determina raízes de equações.

---

Agora, quando queremos interpolar uma curva dado um conjunto de \(n+1\) pontos, podemos recorrer ao método de Lagrange por meio de um polinômio interpolador de Lagrange de grau \(n\). Para determinar o polinômio interpolador de Lagrange de grau \(n\), vamos utilizar a seguinte expressão:


\[{P_n}\left( x \right) = \sum\limits_{k = 0}^n {f\left( {{x_k}} \right){L_{n,k}}\left( x \right)}\]

------

Na fórmula do polinômio acima, \({{L_{n,k}}\left( x \right)}\) é calculado por:


\[{L_{n,k}}\left( x \right) = \prod\limits_{i = 0,i \ne k}^n {\dfrac{{\left( {x - {x_i}} \right)}}{{\left( {{x_k} - {x_i}} \right)}}}\]

------

Portanto, para encontrar o polinômio interpolador, podemos recorrer ao método de Lagrange.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais