Buscar

Qual a diferença entre o ciclo das pentoses e a via Glicolitica ?

💡 4 Respostas

User badge image

Brau Carvalho

O ciclo das pentoses fosfato é uma rota alternativa para a oxidação da glicose-6P, no citosol, sem gerar ATP.
Esta rota corresponde a um processo multicíclico onde:

  • - 6 moléculas de glicose-6P entram no ciclo;
  • - 6 moléculas de CO2 são liberadas;
  • - 6 moléculas de pentose-5P são formadas;
  • - estas pentoses-5P se reorganizam, regenerando 5 moléculas de glicose-6P

Via Glicolítica: A glicólisecorresponde a uma série de reações mediadas por enzimas nas quais a glicose é degradada para que sejam formadas duas moléculas de piruvato (cada uma com três átomos de carbono).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A via de pentoses de fosfato é uma via alternativa para a oxidação da glicose-6-fosfato.

A utilização da via das pentoses vai mudar de acordo com a variação do tecido, sendo mais intensa em tecidos que ativam ácidos graxos, como é o caso do fígado e do tecido adiposo.

A utilização da glicose-6-fosfato pela via das pentoses ou pela glicólise vai depender das relações ATP/ADP e NADPH/NADP existentes nas células, ou seja, vai depender da metabolização da glicose que é feita e como que ela reagirá de acordo com os tecidos em que está inserida.

Quando a relação ATP/ADP é baixa, a glicose será metabolizada pela via glicolítica, gerando ATP; não vai ocorrerá síntese de ácidos gordos e, faz com que a relação NADPH/NADP seja alta, de forma a inibir a via das pentoses.

Entretanto, caso a relação ATP/ADP seja alta, a via glicolítica fica inibida e a síntese de ácidos gordos é favorecida, consumindo NADPH e eliminando a inibição das desidrogenases.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais