Buscar

Um Resumo sobre a 2 grande guerra mundial na perspectiva da URSS

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

b>A Segunda Grande Guerra teve início em 1939 com a invasão da Polônia na Alemanha, e em resposta ao ataque, França e Inglaterra declaram guerra contra os alemães. O fim da Primeira Guerra resultou em severas consequências em toda a Europa, com um ênfase maior na Alemanha, que foi responsabilizada em inúmeros tópicos. Após a declaração de guerra à Alemanha, outros países como Estados Unidos, Itália, Japão, União Soviética, dentre outros, foram tomando posições a favor ou contra os países primários na guerra, gerando alianças e dando tanto apoio militar quanto financeiro em prol da guerra.Com a falência em maior parte do país, desemprego e demais fatores que levavam o país para a calamidade, Adolf Hitler, que havia lutado na Primeira Grande Guerra pelo exército alemão (mesmo sendo cidadão austríaco, teve de se alistar por morar em Munique), estava há anos planejando reerguer a Alemanha e derrubar o governo do país, pois acreditava que o maior problema da mancha alemã era o mesmo. Anos depois, após chegar ao topo do governo, sendo eleito pela população com discursos que travavam a atenção do povo, já desacreditado de melhora e sendo cada vez mais convencidos de acreditar em sua palavra, aboliu a democracia e declarava discursos de ódio contra diversas minorias, alegando que para um país puro e evoluído, inferiores deveriam ser exterminados, para assim dominar e exterminar outros iguais em países próximos a conquistar. O primeiro passo foi a invasão na Polônia, iniciando o massacre com a população judia, após o evento, a Alemanha (Nazista, já nesse ponto) recebera declarações de guerra da França e da Inglaterra, dando seu início assim, a Segunda Grande Guerra Mundial.Após o final da Segunda Guerra, a Liga das Nações foi encerrada, e, a partir do término da mesma, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada. Diferente da Liga das Nações, a ONU abria as portas para mais países entrarem e assim ajudar a chegar ao objetivo que a Liga das Nações nunca conseguiu chegar: a paz mundial, democracia e respeito mútuo entre os países.Além da criação da ONU, as duas maiores economias mundiais, Estados Unidos e União Soviética, começavam a disputa de poder e dominação absoluta de seu poder econômico (capitalismo e comunismo). A disputa ficava tão perigosa que ambas nações começaram seu investimento pesado em armamento nuclear, a fim de iniciar uma nova guerra, em tão pouco tempo de recuperação mundial. Apesar do investimento e armamento, nunca chegaram a ter um conflito direto, então a disputa ficava apenas em ameaças. Esse foi o início da Guerra Fria, que durou de 1945 a 1991, com a queda da União Soviética. A Guerra Fria deu também, início a Corrida Espacial, tendo investimentos colossais em ciência e tecnologia, afim de chegar primeiro à Lua e mandar a maior quantidade de satélites artificiais para a órbita terrestre.
1
Dislike0
User badge image

Lucas Silva

A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos são os mais diversos: luta por território, movimentos separatistas, religião, intolerância étnica, riquezas naturais, divergências políticas, entre outros. Em razão dos conflitos mundiais, o mapa-múndi não permanece com uma configuração fixa. Essa dinâmica cartográfica torna o trabalho dos cartógrafos difícil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos países.

No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.

al acontecimento proporcionou drásticas transformações no espaço geográfico mundial, especialmente na Europa. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território europeu.

Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios.

A partir dessa ideologia, os países citados promoveram invasões a outros territórios com a intenção de anexá-los aos seus respectivos domínios. A Alemanha se apoderou de países próximos, como a Áustria e a Tchecoslováquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itália, que conquistou a Albânia. O Japão invadiu diversos territórios na região do Pacífico.
A consolidação da guerra aconteceu somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato, imediatamente, Inglaterra e França saíram em defesa do país invadido, declarando guerra à Alemanha. Mais tarde, em 1941, a então União Soviética ingressou também no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exército alemão. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito após receber um ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor.

O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros.

Após muitos confrontos envolvendo os países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais