Buscar

Quais são as diferenças entre um banco relacional e não relacional? E suas aplicações no mundo real?

💡 3 Respostas

User badge image

Thiago Prestes

A principal diferença entre banco de dados relacional e não relacional tem a ver com o modo como as informações são inseridas e organizadas.

O banco de dados relacional oferece maior consistência e confiabilidade, mas exige o relacionamento entre várias tabelas para o acesso à informação. Já o não relacional tem como vantagem uma escalabilidade maior, com a informação agrupada e armazenada no mesmo registro.

Alguns exemplos de banco de dados relacionais: Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQLite e SQL Server. E os não relacionais sãos: Mongo, Cassandra, Voldemort, Couch DB, Riak. Algumas empresas como a Google, Amazon, Facebook e Linkedin, usam bando de dados não relacionais.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Bancos de dados relacionais representam e armazenam dados em tabelas e linhas. Por sua vez os bancos de dados não relacionais, como o MongoDB, representam dados em coleções de documentos JSON.

Os bancos de dados relacionais usam SQL (Structured Querying Language), tornando-os uma boa opção para aplicativos que envolvem o gerenciamento de várias transações. A estrutura de um banco de dados relacional permite vincular informações de diferentes tabelas através do uso de chaves estrangeiras (ou índices), que são usadas para identificar exclusivamente qualquer parte atômica de dados nessa tabela.

Outras tabelas podem se referir a essa chave estrangeira, de modo a criar um link entre seus dados e a peça apontada pela chave estrangeira.**

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais