Buscar

Qual o princípio da retroatividade e irretroatividade da lei???? Expliquem de forma simples, por favor!!!!!

💡 7 Respostas

User badge image

Paulo Eduardo

Vou tentar ser bem claro Gabriella pra te ajudar ao invés de atrapalhar.

A sociedade está a todo tempo sofrendo mudanças. Coisas que eram plenamente capazes de serem feitas a um tempo atrás já não podem mais ser praticadas.

Como o Direito é, de certa forma, expressão da vontade de uma sociedade, ele também está a todo tempo sofrendo mudanças em seu conteúdo.

Leis que são criadas em determinado momento para regularem alguma conduta, com o passar do tempo já não podem mais ser aplicadas por estarem defasadas, imprecisas, ou porque alguma outra lei diversa já surgiu para regular aquilo.

O chamado princípio da irretroatividade da lei, (o contrário seria retroatividade) é um princípio previsto no Art. 5º da nossa lei maior, a Constituição Federal de 1988. Foi concebido para nos dar segurança jurídica e evitar abusos por parte do Estado.

Por meio dele, por exemplo no Direito Penal, se por acaso você cometer um delito que prevê pena de 5 anos e for julgado e condenado a cumprir esses 5 anos, lei que vier a ser editada posteriormente colocando, para o mesmo delito, pena de 10 anos, não poderá alterar a sua condenação e passar de 5 para 10 anos por exemplo (princípio da irretroatividade da lei). Mas agora, se ao invés de vir lei que agrave mais, venha lei que não mais considere como crime aquela conduta que você praticou, sua defesa poderia em seu benefício pedir sua liberdade utilizando como base essa nova lei (princípio da retroatividade da lei mais benéfica).

No direito tributário, por exemplo, uma lei que crie ou majore um tributo não pode ser utilizada para alcançar pessoas que estão sendo cobradas pelo mesmo tributo a 1 ano atrás, ou seja, ela não pode simplesmente criar um tributo novo e fazer essas pessoas pagarem mais (irretroatividade da lei para prejudicar). Se, porém, lei extingua tributo, poderá retroagir no tempo e te beneficiar fazendo com que você não pague mais aquele tributo (retroatividade da lei mais benefica).

Cada área do direito tem sua especificidade no que diz respeito a retroatividade da lei. Essa matéria é chamada "Conflito de leis no tempo". Vamos estudar e aprender cada vez mais sobre esse lindo ramo da ciencia humana.

Abraço

2
Dislike0
User badge image

Marcos Carvalho

,retroatividade eh uma lei q so entrar em retroage no passado..ou seja..so para benéfica o reu ..inrretroatividade eh uma lei q smp vigora no futuro..ex ..caso..do hereça..aponsentadoria.... mais ou menos isso..so p ter uma nocao .kk
1
Dislike0
User badge image

mano marcos nero

no penal, a lei vigente na época do fato delituoso é a que embasará o julgamento e a execução penal do agente (tempus regit actum). Noutras palavras, praticado o ilícito, fixa-se a lei penal aplicável que perdurará enquanto não extinta, revogada ou modificada. A lei penal da época do fato dará supedâneo para a aplicação das sanções penais e forma de execução.

mas quando entre a data do fato e o término do cumprimento da pena houver alteração das lei, havendo conflito, aplica-se a regra penal mais benéfica ao acusado, na forma retroativa ou ultra-ativa.

A lei penal mais favorável é aplicada mesmo que o fato punível tenha sido julgado, com trânsito em julgado (retroatividade) ou mesmo que tenha sido revogada com o advento da lei nova (ultra-atividade).

Consequentemente, a lei penal será irretroativa quando colocar o agente em situação pior àquela prevista por outra lei anterior.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais