Buscar

Elabore um roteiro de atividade de como estudo de sondagem devera ser realizado

💡 1 Resposta

User badge image

Mélany Sousa

Antes de tudo é fundamental o cumprimento da NBR 6484 que visa a boa conservação dos equipamentos que serão utilizados como também o treinamento dos operadores que estarão envolvidos com os serviços. Outro ponto importante é a marcação das cotas topográficas, elas são fundamentais para a determinação precisa das espessuras das camadas, que serão medidas a partir da cota do nível do terreno. Com estas verificações inicia-se o processo propriamente dito. Este poderá ser feito através de uma sondagem à percussão com ensaio SPT: o ensaio é executado enterrando um amostrador padrão no terreno, através do uso de martelo. Para cada metro de profundidade que o equipamento atinge, é informada qual a resistência da camada de subsolo. Caso sejam encontrados pedaços de rochas, é preciso realizar outro tipo de ensaio, a sondagem rotativa. Para esse trabalho, utiliza-se uma coroa de diamante na ponta da tubulação para perfurar as pedras e permitir a passagem dos equipamentos. OBS.: Esse teste permite determinar apenas a qualidade de rocha. Para conhecer a resistência do minério, uma amostra deve ser retirada e enviada para verificação em laboratório.

A partir destes resultados obtem-se a resistência do solo em questão para que se defina o tipo de fundação a ser adotado para o empreendimento desejado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais