Buscar

Diante desse contexto, é possível estabelecer que as sociedades são divididas em:

1. Ao longo da história do Direito, criou-se o artifício de atribuir personalidade jurídica ao contrato de sociedade, ou seja, atribuir-lhe a condição de pessoa, de sujeito de direitos e deveres. Artifício jurídico por se abandonar a realidade física para construir uma realidade humana, composta também de elementos abstratos, como a pessoa jurídica. (Fonte: MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro- Vol. 2 - Direito Societário - Sociedades Simples e Empresárias. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2016.)

Mantendo uma tendência que remonta à Idade Média, o artigo 982, do Código Civil, unificou o tratamento das atividades negociais. Dentre tais atividades, algumas delas têm por objeto “o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro” (artigos 966 e 967). Noutras “cada um dos sócios desempenha, isolada e independentemente, por força da lei (ex vi legis) ou em virtude da vontade (ex voluntate), o objeto social”.

Diante desse contexto, é possível estabelecer que as sociedades são divididas em:

a) Sociedades simples e sociedades empresárias.

b) sociedades rurais e sociedades em comandita simples.

c) sociedades anônimas e sociedades limitadas.

d) sociedades em nome coletivo e sociedades empresárias.

e) sociedades limitadas e sociedades empresárias.

💡 4 Respostas

User badge image

Raliane Rambor

1. Alternativa correta: A.

Resposta comentada: A resposta correta para esta questão é a que indica que as sociedades são divididas em simples e empresárias (artigo 982, do Código Civil), mantendo uma tendência que remonta àIdade Média e que já deveria ter sido superada entre nós, unificando o tratamento das atividades negociais.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As sociedades são divididas em sociedades anônimas e sociedades limitadas.

As sociedades anônimas, ou sociedade por ações, são definidas como empresas que possuem seu capital dividido em ações, sendo os acionistas os proprietários dessas ações que, por sua vez, podem ou não serem negociadas no mercado de capitais, ou melhor, podem ser de capital aberto ou fechado.

Por sua vez, as sociedades limitadas, tipo mais comum de empresa, consiste numa associação que estabelece normas baseado no valor investido (quotas) por cada um dos associados. Com efeito, como o capital social da empresa é dividido em quotas, cada proprietário possui uma quota da empresa e essas podem ser iguais ou diferentes. Além disso, a sociedade limitada é administrada pelas pessoas designadas no contrato social da empresa, diferente da sociedade anônima em que os sócios não necessariamente participam da administração da empresa.

Portanto, a alternativa c) está correta.

0
Dislike0
User badge image

Pâmella Corrêa

a) sociedades simples e sociedades empresarias.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais