Buscar

Como o meio social interfere na interpretação do contrato?

💡 2 Respostas

User badge image

Thiago Ribeiro

Sendo o homem o fruto do meio, assim dizendo, do meio social, ambiental, cultural onde vive, ou melhor dizendo ainda, influenciando e sendo influenciado a todo momento por tudo e todos, uma simples interpretação de escrita pode ser lida de maneira diferente da qual ela foi proposta.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Interefere em razão da maior importância conferida, pela CRFB/88, indiretamente, e pelo Código Civil de 2002, especificamente à função social do contrato.

 

Função social do contrato é um princípio que rege as relações contratuais no âmbito do Direito Civil brasileiro e tem previsão no art. 421, do Código Civil:

"Art. 421.  A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato, observado o disposto na Declaração de Direitos de Liberdade Econômica."

Segundo a doutrina, o princípio da função social do contrato decorre da própria previsão do princípio constitucional da função social da propriedade, haja vista ser aquele primeiro um dos grandes meios para circulação de bens e riquezas, bem como transferência de direitos. Vejamos o art. 5º, XXIII, da CRFB:

"Art. 5º. [...]

XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;"

Essas previsões dão maior valor à pessoa e à sociedade, pois ao mesmo tempo que permanecem protegendo o patrimônio, visam à proteção da sociedade como um todo. Desta forma, flexibiliza o pacta sunt servanda, por meio do qual o contrato faz lei entre as partes e não pode ser revogado. É que o contrato que possui cláusulas que não atendam à função social podem ser parcialmente modificados.

Outrossim, os contratos deixam de ter relação meramente inter partes e passam a ter que atender exigências de cumprimento frente a terceiros (o meio social).

Realizada a introdução, cabe definir. Função social do contrato é um princípio constitucional e infraconstitucional, que visa impedir que relações jurídicas privadas possam afetar a sociedade, ou seja, a relação privada não pode conflitar com o interesse social e coletivo em razão do princípio aqui tratado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais