Buscar

No cruzamento de touro com chifres e vaca sem chifres como sera o deicendente ?

💡 3 Respostas

User badge image

Josiane Santos

COM CHIFRES.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nesse exercício, iremos tratar de assuntos relacionados à genética, mais especificamente sobre a primeira lei de Mendel.Se tratando de biologia, podemos atribuir o título o título de pai da genética ao botânico Gregor Mendel, que iniciou o conhecimento genético ao executar testes e experimentos com algumas plantas, de modo a analisar as características das gerações seguintes das parentais.

No caso da primeira lei de Mendel, também atribuímos o nome de lei da segregação, e esta lei enuncia que todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, de maneira que, durante a formação dos gametas, a mãe e o pai transmitem apenas um gene para a geração seguinte, a geração dos descendentes.

Dessa forma, no caso do exercício acima, é necessário saber que um gado bovino, com a ausência de chifres, possui um gene dominante C. Se tratando do enunciado, um touro com chifres, apresenta, então, um fenótipo recessivo, pela ação de dois alelos recessivos (cc). A vaca sem chifres, no entanto, pode se apresentar os genótipos CC ou Cc, então, o cruzamento da geração parental pode ser da seguinte forma:

cc x CC

Masculino c l c

Feminino C Cc Cc

C Cc Cc

cc x Cc

Masculino c l c

Feminino C Cc Cc

c cc ccConcluímos então que, com o cruzamento cc x CC, temos descendentes heterozigotos com o gene Cc, e, portanto,100% da geração F1 tem o fenótipo da ausência de chifres; já o cruzamento cc x Cc gera 50% de indivíduos heterozigotos (Cc) e 50% de indivíduos homozigotos (cc) e, portanto, a geração F1 será 50% com o fenótipo de bovinos ausentes de chifres e 50% de indivíduos com a presença de chifres.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais