Buscar

Pode o advogado receber , em alguma hipótese mais do que o cliente ?

Respostas

User badge image

Nathan Lino da Silva

Depende muito do caso. Não sei se estou interpretando bem a sua pergunta, mas:

Existem processos de jurisdição voluntária, ou seja, as partes não querem discutir um direito, apenas requerem a declaração de um, e que o mesmo tenha força judicial (homologação judicial). Logo, processos como de divórcio consensual o advogado pode ser o único a sair ganhando (rsrsrs).

3
Dislike0
User badge image

Henrique Almeida

Olá Caro Erick. Sua pergunta, do meu ponto de vista interpretativo, diz respeito, ao advogado receber mais do que seu cliente, sobre o valor total da causa que o cliente ganhou.

No caso, você estaria perguntando se o advogado, poderia receber dos seus honorários, mais do que o valor total da causa que seu cliente ganhou.

 

Pois Bem. É uma questão bem relativa, pois depende muito de uma certa valoração de argumentos e princípios do  Conselho de Ética OAB geral

Consolidado por jurisprudências do Conselho da OAB Federal, a regra é que os honorários dos Advogados sejam em até 50% do valor total da causa ganha do cliente.

Porém considera-se abusivo, conforme entendimento do STJ,Resp 1155200, fixação de 50% dos honorários em causas milionárias de clientes de baixa renda.

Porém essa questão, não está consolidada, muito menos se respalda em nenhum código, nem mesmo na Lei. 8.906, que institui o Estatuto da Advocacia.

Sempre quando ocorrem decisões sobre esse tema, usam-se normas, cujo se denominam, 'normas de apoio", que servem, como diz a  Ministra Nancy Andrighi,"para iluminar a interpretação de outras regras jurídicas, civis ou processuais".

Assim podemos concluir, que em regra, como prevê o Conselho de Ética da OAB Geral, não é permitido que o Advogado ganhe mais que o o seu cliente sobre o valor total da causa. Podendo fixar seus honorários em até 50 %, isso é claro foras as sucumbências. Sendo abusivo a fixação de honorários em até 50%, para causas milionárias de clientes cujo sejam de baixa renda. 

 

 

 

3
Dislike1
User badge image

Jessica Nunes

Em relação à causa que o advogado patrocina, não. O advogado deve receber menos que o cliente. Contudo os honorários de sucumbência não contam. Exemplo: Ação de Indenização por dano moral. Adogado não cobrou nada para dar inicio à ação e cobra somente 40% do valor final. O cliente recebe 60%. A parte perdedora deve pagar 20% de honorários de sucumbência. Nesse caso, o advogado receberá mais do que seu cliente.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando