Buscar

o que é alergia?descreva a função dos mastócitos nos processo alérgicos

💡 4 Respostas

User badge image

nutrição estacio

sensibilidade do organismo com alguma substância que causa uma reação anormal.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De forma clínica a alergia ocorre quando temos alguma reação a um determinado componente que foi ingerido. Não é uma doença, mas uma amostra da sensibilidade do organismo para mostrar nossa intolerância a determinada substância.

A alergia ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa reage a substâncias no ambiente que são inofensivas para a maioria das pessoas e, nessa condição, tais substâncias ficam conhecidas como alérgenos, sendo geralmente encontradas em ácaros, animais de estimação, pólen, insetos, carrapatos, fungos, alimentos e alguns medicamentos.

Quando uma pessoa alérgica a um determinado alérgeno entra em contato com ela, ocorre uma reação alérgica. Isso começa quando o alérgeno (por exemplo, pólen) entra no corpo, desencadeando uma resposta de anticorpos. Os anticorpos se ligam a células especiais, chamadas mastócitos, sendo que quando o pólen entra em contato com os anticorpos, os mastócitos respondem liberando certas substâncias, uma das quais é chamada histamina e, nesse contexto, vale ressaltar que quando a liberação de histamina é devida a um alérgeno, o inchaço e a inflamação resultantes são extremamente irritantes e desconfortáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais