Buscar

apanhadão de gestão educacional

💡 3 Respostas

User badge image

Cristina Maria Razera

Organização e Gestão Educacional 

Avaliação discursiva e exercícios de fixação. 

Questão A 

Com a promulgação da LDB n. 9.394 (BRASIL, 1996), em 1996, as escolas brasileiras viram-se incluídas em um movimento de reorganização e redirecionamento das formas de planejar. A inclusão do termo “político” na identificação dos projetos pedagógicos escolares foi um marco na educação daquele momento histórico, em que o Brasil ainda estava em processo de redemocratização, pois, a ideia era se discutir política* na escola, aquela não partidária, mas, sim, aquela cujas consequências educacionais estariam na esfera da educação para a cidadania. 

*Política:(...) denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração. O termo política é derivado do grego antigo politeía, que indicava todos os procedimentos relativos à Polis, ou (...) sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana”. (Adaptado de: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica> - acesso em 04/08/2019. 

 De acordo com o enunciado, qual o papel e a importância do projeto político-pedagógico (PPP) dentro da gestão escolar? 

Por ser um documento de extrema importância escolar, o Projeto Político Pedagógico tem por objetivo descentralizar e socializar as decisões pedagógicas, legais e organizacionais, sua elaboração é baseada nos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, de acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos na sua elaboração. Nele devem estar compostas as reflexões das opiniões que conduzem todas as ações e trabalho escolar, é um documento coletivo onde todos os integrantes da equipe gestora participam da construção do mesmo, possibilitando aos membros da escola, o conhecimento dos problemas e suas possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos, tudo o que se imagina sobre o trabalho escolar está descrito no PPP, todas as ações pedagógicas, como será a metodologia de ensino, o tipo de avaliação, a organização das turmas, ele é uma referência teórica que orienta no planejamento e construção das disciplinas, onde se expõe a escola para toda a comunidade escolar, tornando-o assim um compromisso público com a sociedade pois nele está representada a identidade da escola que tipos de pessoas serão formadas para o futuro.  

Marco referencial,  

As autonomias na criação do PPP 

Organização curricular do PPP 

 

Não é um documento pronto acabado, a equipe gestora deve sempre estar atualizando e avaliando e realimentando o PPP, isso quer dizer que todos os projetos e ações devem ser sempre registrados nele. 

 

 

Questão B 

Dentro de uma escola Municipal do Rio de Janeiro, uma determinada coordenadora pedagógica acaba de assumir o posto, através de função gratificada, no meio do ano letivo. E, logo na primeira reunião com a equipe docente, ela já se depara com confrontos, pois impôs ações que não estavam dentro do PPP da instituição, documento este, que ela não averiguou. 

A Diretora da unidade de ensino tenta conversar com essa nova membro da equipe sobre o que é e qual o papel da gestão escolar, mas ela está irredutível em sua postura. 

Se coloque no papel da diretora agora e, explique o que é gestão escolar e descrever os seus sujeitos/atores, definindo o papel de cada um deles dentro da instituição. 

Fundamente a resposta explicando o papel de cada uma das pessoas que integram a equipe gestora, definindo o que é gestão escolar e sua importância. Para isso utilize seu material de apoio, livro e videoaulas da disciplina. 

Resposta Questão B 

A gestão escolar consiste num sistema de organização interna da escola, o trabalho envolve todos os setores que estão relacionados com as práticas escolares, para que tenham bom resultado nos seus objetivos.  

 A gestão escolar é composta por diretor, vice-diretor, coordenador e orientador pedagógico essas pessoas são primordiais para o bom funcionamento da escola, principalmente se todos trabalharem em comum acordo, de maneira organizada, para complementar o trabalho do professor e garantir o aprendizado do aluno.  

O diretor é responsável por administrar uma escola, cuidar das finanças, supervisionar o projeto político-pedagógico (PPP), cuidar da equipe, organizar eventos escolares e envolver a comunidade, ele deve ter habilidades, conhecimentos técnicos para realizar tarefas específicas, habilidades humanas para compreender as pessoas, ter paciência e saber lidar com elas conquistando e mobilizando a todos, habilidade conceitual que é, compreender as particularidades de toda a organização escolar, ter amadurecimento para desenvolver seu trabalho da melhor forma possível. 

O vice-diretor tem a função auxiliar o diretor em suas atribuições, contribuindo para a gestão administrativa e pedagógica e compartilhando as tarefas.  

Ao orientador pedagógico, compete, pôr em prática o PPP, cuidar da formação continuada da equipe e acompanhar os resultados de aprendizagem dos alunos. 

 O coordenador articula a proposta curricular com os professores e atende às exigências dos alunos, das famílias, dos diretores e dos professores", 

Orientador educacional, ajuda na intervenção dando suporte aos pais, professores e alunos resolve conflitos, contribui e para o desenvolvimento e o desempenho de todos os envolvidos, cabe a ele entender o comportamento dos alunos, e é responsável pelo processo de aprendizagem e formação de valores e relações interpessoais. 

 

 

 

 

 

Exercícios de Fixação 1 : 

Questão 1 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Movimento no qual estudantes pintavam no rosto a frase “Fora Collor”, com uma letra na cor verde e a outra amarela. O movimento, aliado a outros processos que se efetivavam em decorrência das investigações de corrupção e irregularidades no governo, resultaram no impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, dois anos após o início de seu mandato. A descrição acima se refere a qual movimento: 

Escolha uma: 

a. Caras-pintadas. 

Caras-pintadas. 

b. Manifesto dos Pioneiros. 

c. Administração para o desenvolvimento. 

d. Paradigma de Estado. 

e. manifestação sem-terra. 

Feedback 

A resposta correta é: Caras-pintadas.. 

Questão 2 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A organização e administração da educação, durante o Período Colonial, apresentam a influência das correntes escolástica e positivista, mas fundamentalmente, manifestam um enfoque jurídico, embasado no direito romano. E assim, a tradição romana que tinha como principais aspectos o caráter normativo e o pensamento dedutivo acabou norteando a trajetória educacional e administrativa do Brasil. Mas o que significa o pensamento dedutivo? 

Escolha uma: 

a. Corresponde ao pensamento do que o indivíduo tende a acreditar no que é certo ou errado por meio das crenças da sociedade. 

b. Corresponde a postura tomada por cada cidadão diante das diferenças sociais. 

c. Argumento no qual a forma lógica não garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras. 

d. Corresponde à ação mental que permite ao indivíduo perceber e interpretar o mundo de acordo com seus interesses, metas, planos e desejos. 

Corresponde à ação mental que permite ao indivíduo perceber e interpretar o mundo de acordo com seus interesses, metas, planos e desejos. 

e. Existem deduções cujas premissas maiores são iniciadas necessariamente de premissas gerais. 

Feedback 

A resposta correta é: Corresponde à ação mental que permite ao indivíduo perceber e interpretar o mundo de acordo com seus interesses, metas, planos e desejos.. 

Questão 3 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Ser professor é algo que exige mais que conteúdo acadêmico. A partir desta premissa, o relatório de Delors (2000) enfatizou quatro pilares da Educação para o século XXI, assim para ser professor é preciso: 

Escolha uma: 

a. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 

b. Aprender a colaborar, aprender a fazer, aprender a conviver juntos e aprender a conhecer. 

c. Aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a ensinar. 

d. Aprender a conhecer, aprender a ter, aprender a conviver juntos e aprender a compartilhar. 

e. Aprender a ensinar, aprender a ser autodidata, compreender e ter. 

Feedback 

A resposta correta é: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.. 

Questão 4 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Para compreender os processos que envolvem a administração da educação brasileira, é fundamental identificar aspectos e características de três momentos históricos. No período do Brasil República, o pensamento vigente na administração da educação brasileira dividiu-se em quatro fases: 

Escolha uma: 

a. Fase organizacional, sociocultural, ambiental e piagetiana. 

b. Fase organizacional, ambiental, construtivista e sociocultural. 

c. Fase organizacional, ambiental, construtivista e liberal. 

d. Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural. 

Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural. 

e. Fase organizacional, sociocultural, anarquista e socialista. 

Feedback 

A resposta correta é: Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural.. 

Questão 5 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Com o desenvolvimento da civilização humana, transformações sociais e econômicas ocorreram e, com elas, manifestaram-se novas relações de poder, muitas vezes com características de dominância e submissão. Nesse novo modelo, a função social da pessoa passou a ser determinada de acordo com a sua produção, consequentemente, a divisão social entre administradores e executores. Isso resultou em: 

Escolha uma: 

a. Valorização do trabalho feminino de acordo com cada etnia. 

b. Conversas, debates e valorização perante os resultados de produtividade. 

c. Dominâncias e continuação sem direitos adquiridos. 

d. Valorização perante a área de atuação, em especial administrativa. 

e. Aumento de produtividade e na valorização do trabalho humano. 

Aumento de produtividade e na valorização do trabalho humano. 

Feedback 

A resposta correta é: Aumento de produtividade e na valorização do trabalho humano.. 

Questão 6 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Documento importante que serve como ponto imprescindível de organização e gestão da escola, formulado e aplicado pelos agentes de dentro de cada escola. Documento normativo da escola e comunidade escolar. O contexto se refere ao: 

Escolha uma: 

a. Plano Nacional de Educação. 

b. Plano Municipal da Educação. 

c. Portfólio Escolar. 

d. Projeto Político do Magistério. 

e. Projeto Político Pedagógico. 

Projeto Político Pedagógico. 

Feedback 

A resposta correta é: Projeto Político Pedagógico.. 

Questão 7 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Foi a partir do Brasil República que a questão sociocultural pôde ter destaque no pensamento vigente na administração pública e, por consequência, educacional. Na contramão do enfoque desenvolvimentista, o enfoque sociocultural enfatizou-se a partir dos ensinamentos das ciências sociais. Expoente da pedagogia libertadora foi um grande representante deste período por meio dos seus estudos, a reflexão a respeito das relações de dominação e dos ideais de libertação. Assinale a que representante o texto se refere: 

Escolha uma: 

a. Paulo Freire. 

Paulo Freire. 

b. Roberto Marinho. 

c. Cristovam Buarque. 

d. Chico Buarque de Alcântara. 

e. Emília Ferreiro. 

Feedback 

A resposta correta é: Paulo Freire.. 

Questão 8 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Foi no período da Revolução Francesa que se consolidou a burguesia no poder, que resultou no surgimento dos chamados sistemas nacionais de ensino, pois tal fato acreditava que: 

Escolha uma: 

a. A superação do pensamento que o povo não vivia em constante alienação social. 

b. A superação da ignorância do povo era essencial para a consolidação de uma sociedade rica em benefícios governamentais. 

c. A superação da ignorância do povo era essencial para a formação de mão de obra que atendesse a demanda dos governantes. 

d. A superação da ignorância do povo era essencial para a consolidação de uma sociedade democrática, transformando os súditos em cidadãos. 

A superação da ignorância do povo era essencial para a consolidação de uma sociedade democrática, transformando os súditos em cidadãos. 

e. A superação da ignorância do povo era essencial para a formação de partidos políticos e maior consolidação do poder. 

Feedback 

A resposta correta é: A superação da ignorância do povo era essencial para a consolidação de uma sociedade democrática, transformando os súditos em cidadãos.. 

Questão 9 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

O papel atual da escola, do professor, do pedagogo, do gestor vem em sua essência com um forte vínculo à formação para a cidadania. Mas, o que é essa “cidadania” tão falada? 

Escolha uma: 

a. É a base para consolidação da política imposta no Brasil. 

b. Envolve essencialmente as questões jurídicas dos deveres do indivíduo e da comunidade. 

c. É a base para a formação política dos alunos e dos profissionais que trabalham com a educação. 

d. É a base para a formação de preceitos militares. É apenas usada em escolas e instituições deste contexto. 

e. É o próprio direito à vida no sentido pleno, construído coletivamente, não só no sentido de necessidades básicas, mas de acesso a todos os níveis de da existência, dos bens materiais e não materiais. 

É o próprio direito à vida no sentido pleno, construído coletivamente, não só no sentido de necessidades básicas, mas de acesso a todos os níveis de da existência, dos bens materiais e não materiais. 

Feedback 

A resposta correta é: É o próprio direito à vida no sentido pleno, construído coletivamente, não só no sentido de necessidades básicas, mas de acesso a todos os níveis de da existência, dos bens materiais e não materiais.. 

Questão 10 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

O sistema educacional é organizado em diferentes esferas – federal, estadual e municipal -, que definem e caracterizam suas ações, pois essa estruturação resulta de investimentos e recursos financeiros, estruturas físicas, realidade socioeconômica. Sobre o Sistema Federal de Educação, podemos dizer que: 

Escolha uma: 

a. É gerenciado pelas empresas, e é dever de todos ajudar na manutenção e orçamento da rede pública de ensino. 

b. É gerenciado exclusivamente pelos impostos municipais que enviam orçamento para o Ministério. 

c. É gerenciado e mantido pela União, mas é de dever dos responsáveis pelos alunos ajudar na manutenção estrutural das escolas. 

d. É gerenciado e mantido pela União. Tem a responsabilidade pela legitimação e aplicação desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, priorizando o Ensino Médio. 

e. É gerenciado e mantido pela União. É sua responsabilidade o desenvolvimento de políticas educacionais para todo o país. Estabelece diretriz para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e municipais, além de promover a educação em nível superior. 

É gerenciado e mantido pela União. É sua responsabilidade o desenvolvimento de políticas educacionais para todo o país. Estabelece diretriz para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e municipais, além de promover a educação em nível superior. 

Feedback 

A resposta correta é: É gerenciado e mantido pela União. É sua responsabilidade o desenvolvimento de políticas educacionais para todo o país. Estabelece diretriz para o efetivo funcionamento dos sistemas estaduais e municipais, além de promover a educação em nível superior.. 

Questão 1 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A II Guerra Mundial manifestou, também no Brasil, a reação que já acontecia em outros países contra os princípios e práticas da Escola Clássica da Administração, resgatando a dimensão humana. Com a dimensão humana aflorada, deflagraram-se movimentos de duas áreas que influenciaram a fase comportamental na área da administração/gestão na educação. Sob tal ótica, são as duas áreas congruentes do período comportamental da educação brasileira, as quais influenciaram a consecução eficaz dos objetivos intrínsecos do sistema educacional: 

Escolha uma: 

a. Medicina e Sociologia. 

b. Direito e Medicina. 

c. Administração e Direito. 

d. Sociologia e Psicologia. 

Sociologia e Psicologia. 

e. Odontologia e Protético. 

Feedback 

A resposta correta é: Sociologia e Psicologia.. 

Questão 2 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Ser professor é algo que exige mais que conteúdo acadêmico. A partir desta premissa, o relatório de Delors (2000) enfatizou quatro pilares da Educação para o século XXI, assim para ser professor é preciso: 

Escolha uma: 

a. Aprender a conhecer, aprender a ter, aprender a conviver juntos e aprender a compartilhar. 

b. Aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a ensinar. 

c. Aprender a ensinar, aprender a ser autodidata, compreender e ter. 

d. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 

Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 

e. Aprender a colaborar, aprender a fazer, aprender a conviver juntos e aprender a conhecer. 

Feedback 

A resposta correta é: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.. 

Questão 3 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Para compreender os processos que envolvem a administração da educação brasileira, é fundamental identificar aspectos e características de três momentos históricos. No período do Brasil República, o pensamento vigente na administração da educação brasileira dividiu-se em quatro fases: 

Escolha uma: 

a. Fase organizacional, sociocultural, ambiental e piagetiana. 

b. Fase organizacional, ambiental, construtivista e liberal. 

c. Fase organizacional, sociocultural, anarquista e socialista. 

d. Fase organizacional, ambiental, construtivista e sociocultural. 

e. Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural. 

Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural. 

Feedback 

A resposta correta é: Fase organizacional, comportamental, desenvolvimentista e sociocultural.. 

Questão 4 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Movimento no qual estudantes pintavam no rosto a frase “Fora Collor”, com uma letra na cor verde e a outra amarela. O movimento, aliado a outros processos que se efetivavam em decorrência das investigações de corrupção e irregularidades no governo, resultaram no impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, dois anos após o início de seu mandato. A descrição acima se refere a qual movimento: 

Escolha uma: 

a. Paradigma de Estado. 

b. Administração para o desenvolvimento. 

c. manifestação sem-terra. 

d. Caras-pintadas. 

Caras-pintadas. 

e. Manifesto dos Pioneiros. 

Feedback 

A resposta correta é: Caras-pintadas.. 

Questão 5 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A racionalidade é o reconhecimento de si, que só se completa pelo concomitante reconhecimento de alteridade. Afinal, agir com alteridade é: 

Escolha uma: 

a. Ser capaz de relatar as dificuldades, problemas e erros dos demais, em prol de um objetivo próprio. 

b. Ser capaz de diminuir as possibilidades de erros por meio de conversas e reuniões em ambientes de trabalho. 

c. Ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. 

Ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. 

d. Ser capaz de se autoafirmar e não reconhecer o outro como ser pensante. 

e. Ser capaz de trabalhar em equipe. 

Feedback 

A resposta correta é: Ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença.. 

Questão 6 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A escola tem a responsabilidade de instrumentalizar seu aluno, de modo a conferir-lhe estatuto de cidadão, capaz de pensar e atuar politicamente por meio do trabalho e da participação social em sua comunidade. Com esta certeza, é preciso pensarmos em ações: 

Escolha uma: 

a. Estruturadas unicamente por meio das características aplicadas à esfera financeira, como a do Banco Mundial, por exemplo. 

b. Reproducionistas de valores morais e éticos do século XX, período exemplar para tal aspecto. 

c. Estruturadas e fundamentadas nas legislações brasileiras de acordo com cada partido político. 

d. Fundamentadas em valores éticos, de solidariedade e de respeito às singularidades e diversidades. 

Fundamentadas em valores éticos, de solidariedade e de respeito às singularidades e diversidades. 

e. Fundamentadas em políticas partidárias da base que assumiu o governo. 

Feedback 

A resposta correta é: Fundamentadas em valores éticos, de solidariedade e de respeito às singularidades e diversidades.. 

Questão 7 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Foi um movimento que produziu o grande estopim para as transformações sociais, tornando o conhecimento intelectual uma exigência e fazendo, assim, surgir a necessidade de se universalizar a alfabetização, foi ele: 

Escolha uma: 

a. Liberalismo. 

b. Socialismo 

c. Ditadura. 

d. Capitalismo. 

e. Industrialização. 

Industrialização. 

Feedback 

A resposta correta é: Industrialização.. 

Questão 8 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Foi a partir do Brasil República que a questão sociocultural pôde ter destaque no pensamento vigente na administração pública e, por consequência, educacional. Na contramão do enfoque desenvolvimentista, o enfoque sociocultural enfatizou-se a partir dos ensinamentos das ciências sociais. Expoente da pedagogia libertadora foi um grande representante deste período por meio dos seus estudos, a reflexão a respeito das relações de dominação e dos ideais de libertação. Assinale a que representante o texto se refere: 

Escolha uma: 

a. Roberto Marinho. 

b. Emília Ferreiro. 

c. Cristovam Buarque. 

d. Chico Buarque de Alcântara. 

e. Paulo Freire. 

Paulo Freire. 

Feedback 

A resposta correta é: Paulo Freire.. 

Questão 9 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Cury (2002) destaca que, além dos conselhos de educação, a educação no Brasil sofre a interferência de outros “conselhos”. São órgãos colegiados que buscam, por meio de sua área de ação, garantir o acesso e a permanência de crianças, adolescentes, jovens e adultos em instituições de ensino de qualidade. Assinale a alternativa que apresenta os conselhos mais determinantes no processo educacional: 

Escolha uma: 

a. Conselho de classe, conselho de escola, conselho de controle fiscal e social e conselho tutelar. 

Conselho de classe, conselho de escola, conselho de controle fiscal e social e conselho tutelar. 

b. Conselho dos direitos humanos, conselho de controle fiscal e social. 

c. Conselho de classe, conselho tutelar, conselho de base curricular. 

d. Conselho de classe; conselho de alunos; conselho de professores e conselho de pais. 

e. Conselho de classe, conselho tutelar, conselho estatutário da educação para todos, conselho de controle fiscal e social. 

Feedback 

A resposta correta é: Conselho de classe, conselho de escola, conselho de controle fiscal e social e conselho tutelar.. 

Questão 10 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Para uma mudança efetiva na melhoria da qualidade da educação, não basta a conscientização dos professores e a “tecnologização” das escolas, é de extrema urgência pensar e aplicar em: 

Escolha uma: 

a. Políticas públicas, diretrizes e ações que garantam aos cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação de qualidade, sem distinção, comprometida com a construção de um mundo mais crítico e igualitário. 

Políticas públicas, diretrizes e ações que garantam aos cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação de qualidade, sem distinção, comprometida com a construção de um mundo mais crítico e igualitário. 

b. Mais ênfase no que diz respeito às aulas tecnológicas ofertadas na rede pública de ensino. 

c. Tutoriais sobre os recursos tecnológicos que devem ser obrigatórios nas escolas, dando ênfase nas áreas da língua portuguesa e matemática, as mais afetadas pela falta de qualidade na prática docente atual. 

d. Estruturação de normativas internas das escolas para formar comissões partidárias em prol da educação perante o governo. 

e. Maior inclusão de alunos e professores em Assembleias públicas do governo. 

Feedback 

A resposta correta é: Políticas públicas, diretrizes e ações que garantam aos cidadãos brasileiros o direito essencial ao acesso à educação de qualidade, sem distinção, comprometida com a construção de um mundo mais crítico e igualitário.. 

Fixação-2 

Questão 1 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

O PNE propõe objetivos para elevação do nível de escolaridade da população brasileira, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis e a redução das desigualdades. Os objetivos e metas desse plano somente poderão ser alcançados se ele for concebido como: 

Escolha uma: 

a. Plano de Escola. 

b. Plano de Ministério. 

c. Plano de Governo. 

d. Plano de apoio Municipal. 

e. Plano de Estado. 

Plano de Estado. 

Feedback 

A resposta correta é: Plano de Estado.. 

Questão 2 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Para Alarcão (2001), é fundamental que a escola desempenhe intensamente um conjunto de ações e funções para além de instruir e avaliar. A autora destaca, em especial, o "orientar". Sob tal cenário, a orientação em prol da qualidade do ensino consiste: 

Escolha uma: 

a. Nos aspectos científicos e tecnológicos do conhecimento humano, sem preocupar-se com as questões culturais e sociais. 

b. No aspecto de coordenação pedagógica, é papel da coordenadora da escola orientar os alunos para a vocação que terão futuramente, propondo ações com a família. 

c. No aspecto de coordenação psicológico, é papel dos consultores psicológicos a orientação perante a vocação. 

d. No aspecto vocacional, pois o aluno deve sair da escola já com a profissão futura definida e estruturada. 

e. Nos aspectos pedagógicos, vocacionais e sociais, de acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, não só durante o tempo letivo, mas também fora dele. 

Nos aspectos pedagógicos, vocacionais e sociais, de acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, não só durante o tempo letivo, mas também fora dele. 

Feedback 

A resposta correta é: Nos aspectos pedagógicos, vocacionais e sociais, de acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, não só durante o tempo letivo, mas também fora dele.. 

Questão 3 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Ressalta-se a importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual ela está inserida. Por dialética, podemos entender: 

Escolha uma: 

a. Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator isolado dentro apenas de uma situação. 

b. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade. 

Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade. 

c. Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola, dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade. 

d. Método de perguntas e respostas para corroborar os ensinamentos do professor. 

e. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo isolado que não sofre influências do meio. 

Feedback 

A resposta correta é: Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.. 

Questão 4 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

O Estado tem a responsabilidade de implantar e monitorar ações voltadas à garantia de diretos fundamentais do ser humano. A educação é um deles. Consequentemente, a implantação de leis e diretrizes é determinante para a organização e gestão da educação. Neste sentido, a LDB 9394/96 trouxe avanço significativo, com base: 

Escolha uma: 

a. No princípio do direito universal à educação para todos. 

No princípio do direito universal à educação para todos. 

b. No princípio de favorecer o ensino médio como entrada para a Universidade. 

c. No princípio de igualdade, liberdade e injustiça social. 

d. No princípio de mais escolas, mais materiais e idade certa. 

e. No sentido de ampliar as parcerias entre entidades públicas e privadas. 

Feedback 

A resposta correta é: No princípio do direito universal à educação para todos.. 

Questão 5 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Lemhard (1973) relatou que a alienação "é tida como o desinteresse de um indivíduo pela função que desempenha (...) é a ausência de envolvimento ideológico (...) a não participação do indivíduo". Sob tal aspecto, seria FALSO destacar que o papel da escola para a antialienação do povo pode ser: 

Escolha uma: 

a. Ressaltar a premissa que a escola deve seguir as premissas políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais condições para atuar na formação dos cidadãos. 

Ressaltar a premissa que a escola deve seguir as premissas políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais condições para atuar na formação dos cidadãos. 

b. Considerar a realidade do aluno e o conhecimento que ele possui, permitindo a construção do saber. 

c. Romper o caminho no qual aqueles que se dispõem e têm condições de pagar acabam tendo acesso a uma educação de qualidade, ou seja, dar ênfase na escola para todos. 

d. Ressaltar a premissa que a escola deve formar sujeitos críticos e pensantes, capazes de intervir na sociedade em prol de sua melhoria. 

e. Acreditar na importância de valorizar a realidade do aluno, demonstrando as contradições da sociedade, fazendo-o evoluir em sua compreensão de mundo. 

Feedback 

A resposta correta é: Ressaltar a premissa que a escola deve seguir as premissas políticas do governo vigente, pois assim terá acesso e mais condições para atuar na formação dos cidadãos.. 

Questão 6 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Podemos perceber nos estudos de Cattani que as coisas não mudaram muito no quesito desigual social X educação. Para o pesquisador, os pobres são milhões mas têm um poder mais limitado, não estão organizados, estão sob a influência dos meios de comunicações. Às vezes, meia dúzia de megaempresários influencia decisões econômicas que alteram a vida de todos. Somente com uma concepção de escola este fato poderia ser alterado ao longo do tempo:_____ 

Realize a leitura do fragmento a seguir: 

“Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea. Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira. 

(Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/) 

Escolha uma: 

a. Conceber que os governantes ao longo dos tempos devem priorizar o ensino de cunho privado, com melhores estruturas, somente os afortunados têm acesso. 

b. Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social. 

Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social. 

c. Ressaltar a importância de formar com qualidade os mais afortunados, eles são filhos dos industriais, banqueiros e serão os governantes do país, têm que ser os melhores preparados. 

d. Conceber a escola como local de perpetuação das desiguldades sociais, afinal, a disparidade ricos e pobres é fundamental para o desenvolvimento do país. 

e. Permanecer em: escola pública para os pobres e escola privada para os ricos, a mistura ainda é prejudicial para a aprendizagem dos alunos. 

Feedback 

A resposta correta é: Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social.. 

Questão 7 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A gestão da educação pode ser compreendida como o processo político-administrativo que organiza a educação, afinal, a União, estados e municípios possuem responsabilidades “solidárias”. No que concede a administração do Estado perante à educação, podemos dizer: 

Escolha uma: 

a. No contexto político-administrativo, a organização dos sistemas somente decorre do papel do estado, mesmo havendo a descentralização dos recursos. 

b. É proibida a parceria com empresas privadas para a organização do trabalho pedagógico. A parceria somente é autorizada em contextos de tecnologia e inovação. 

c. No contexto político-administrativo, a organização dos sistemas muito decorre da elevação do papel do estado, da centralização dos recursos e da desnecessária normatização do setor privado. 

d. No contexto político-administrativo, a organização dos sistemas muito decorre da redução do papel do estado, da descentralização dos recursos e da necessidade da normatização do setor privado. 

No contexto político-administrativo, a organização dos sistemas muito decorre da redução do papel do estado, da descentralização dos recursos e da necessidade da normatização do setor privado. 

e. É de responsabilidade perante o Plano Nacional de Educação que haja parcerias com empresas privadas para a organização do currículo, formação de professores e projetos de tecnologias. 

Feedback 

A resposta correta é: No contexto político-administrativo, a organização dos sistemas muito decorre da redução do papel do estado, da descentralização dos recursos e da necessidade da normatização do setor privado.. 

Questão 8 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A Revolução Francesa trouxe uma nova concepção de escola no século XVIII, sob tal cenário, é correto afirmar: 

Escolha uma: 

a. A Revolução Francesa marcou a divisão da sociedade na perspectiva cultural promovendo relação entre as pessoas de diversas culturas. 

b. A Revolução Francesa marcou a conquista do poder político e afirmou que a escola deveria ser integral e com concepções, em especial, nas linguagens e símbolos. 

c. A Revolução Francesa trouxe uma nova concepção de escola, cuja função principal estava em desenvolver a obediência e a limitação dos indivíduos. 

d. A Revolução Francesa marcou a conquista do poder político pela burguesia, que defendia direitos iguais para todos os indivíduos, trazendo uma nova concepção de escola, cuja função principal estava em desenvolver aptidões e capacidades dos indivíduos. 

A Revolução Francesa marcou a conquista do poder político pela burguesia, que defendia direitos iguais para todos os indivíduos, trazendo uma nova concepção de escola, cuja função principal estava em desenvolver aptidões e capacidades dos indivíduos. 

e. A Revolução Francesa marcou a conquista da participação autoritária e distribuição do poder, nos quais tinham, inclusive, autonomia para alterar os horários de permanência na escola dos seus alunos. 

Feedback 

A resposta correta é: A Revolução Francesa marcou a conquista do poder político pela burguesia, que defendia direitos iguais para todos os indivíduos, trazendo uma nova concepção de escola, cuja função principal estava em desenvolver aptidões e capacidades dos indivíduos.. 

Questão 9 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A sociedade espera que a escola desenvolva o processo de transmissão/assimilação do conhecimento, qualificando e possibilitando a certificação necessária para a realização pessoal e profissional. Sob tal cenário, qual é o principal compromisso social da escola: 

Escolha uma: 

a. Romper com as relações de poder e autoritarismo. 

b. Consolidar a perspectiva social, dando ênfase aos serviços sociais e democráticas da época. 

c. Pressupor o respeito à diversidade, omitindo a boa convivência com diferentes características pessoais e coletivas. 

d. Atuar na perspectiva do desenvolvimento educacional e sustentação das relações interpessoais. 

e. Formação integral do sujeito, que o permite exercer sua cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho. 

Formação integral do sujeito, que o permite exercer sua cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho. 

Feedback 

A resposta correta é: Formação integral do sujeito, que o permite exercer sua cidadania e o instrumentaliza para o mundo do trabalho. 

Questão 10 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Sobre o Plano Nacional de Educação, Lei 10172/2001, o mesmo define por conseguinte: 

O PNE estabelece diretrizes, objetivos e metas para todos os níveis e modalidades de ensino. 

Porque 

Cumpriu mandato constitucional em acordo com o Art. 214 da Constituição Federal de 1988 e uma determinação em acordo com o Art. 87, inciso I, da LDB 9394/96. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 

Escolha uma: 

a. As duas asserções são falsas. 

b. As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica corretamente a primeira. 

c. A primeira asserção é falsa e, a segunda, verdadeira. 

d. As duas asserções são verdadeiras e correspondentes. 

As duas asserções são verdadeiras e correspondentes. 

e. A primeira asserção é verdadeira e, a segunda, falsa. 

Feedback 

A resposta correta é: As duas asserções são verdadeiras e correspondentes.. 

Questão 1 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

É um documento lançado pelo MEC, em 1998, que serve de base para a elaboração de projetos pedagógicos, tendo como principal função contribuir com políticas e programas de educação infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil, apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. A qual documento a descrição se refere: 

Escolha uma: 

a. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 

b. Referencial Curricular para a Educação Infantil. 

Referencial Curricular para a Educação Infantil. 

c. Primeiro Plano Nacional de Educação. 

d. Parâmetros Curriculares Nacionais. 

e. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. 

Feedback 

A resposta correta é: Referencial Curricular para a Educação Infantil.. 

Questão 2 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A educação é um direito social e reconhecido em lei. Sobre a Educação, a Constituição Brasileira de 1988 reconhece: 

Escolha uma: 

a. O direito de toda criança à sua entrada no Ensino Fundamental no ano em que completa 6 anos de idade, bem como à sua permanência em todo Ensino Fundamental, Médio e Superior. 

b. Escolas de tempo integral para famílias nas quais os responsáveis trabalhem mais de 8 horas diárias. 

c. O direito de todo cidadão à educação, visa garantir que todos, sem exceção, tornem-se capazes de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais terão maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação. 

O direito de todo cidadão à educação, visa garantir que todos, sem exceção, tornem-se capazes de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais terão maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação. 

d. O direito dos professores de escolher sua turma desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, independente da formação acadêmica. 

e. Inclusão dos alunos com necessidades especiais, dando insignificância à formação dos professores para o atendimento aos mesmos. 

Feedback 

A resposta correta é: O direito de todo cidadão à educação, visa garantir que todos, sem exceção, tornem-se capazes de se apossar de padrões cognitivos e formativos pelos quais terão maiores possibilidades de participar dos destinos de sua sociedade e colaborar na sua transformação.. 

Questão 3 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Leia o fragmento da música a seguir: 

“Eu nasci pra ser livre, como o vento que passa... 

Como os peixes que nadam, sem problema qualquer. 

Descobri que ser livre não tem preço, é de graça; 

E, ser livre é poder de quem sabe o que quer”. 

(José Augusto Cabral) 

O trecho da música de José Augusto Cabral é um bom exemplo para relatar a palavra liberdade na historicidade do ser humano. Aspectos estes que geraram consequências na construção da escola ao longo do tempo. A frase "aprendia-se para a e por meio da vida" sobre a construção histórica da escola, pode ser interpretada da seguinte maneira: 

Escolha uma: 

a. Nas comunidades primitivas, as crianças também tinham suas obrigações e as mesmas ensinavam os mais velhos. 

b. Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais. 

Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais. 

c. As comunidades ao longo dos tempos não souberam organizar-se em grandes sociedades. 

d. Nas comunidades primitivas, a aprendizagem não era garantida, pois todos eram livres e não precisavam participar nas funções sociais do grupo. 

e. Nas comunidades primitivas, os adultos deixavam as crianças livres, pouco ou quase nada lhes foi ensinado, as crianças aprendiam somente experienciando. 

Feedback 

A resposta correta é: Nas comunidades primitivas, os homens eram livres, organizavam-se em pequenas comunidades, em que todos possuíam direitos iguais, era um aprendizado que ocorria por meio da participação nas funções sociais.. 

Questão 4 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Ressalta-se a importância do papel da dialética entre a instituição escolar e a sociedade na qual ela está inserida. Por dialética, podemos entender: 

Escolha uma: 

a. Compreensão da realidade sob o ponto de vista da escola, dos professores e dos gestores e, a partir deste, compreender a sociedade. 

b. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade. 

Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade. 

c. Método de perguntas e respostas para corroborar os ensinamentos do professor. 

d. Pensamento crítico que se propõe a compreender um fator isolado dentro apenas de uma situação. 

e. Concepção de entender a realidade como resultado de um processo isolado que não sofre influências do meio. 

Feedback 

A resposta correta é: Concepção de entender a realidade como resultado de um processo histórico de múltiplas determinações decorrentes de forças contraditórias existentes nessa mesma realidade.. 

Questão 5 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Os Conselhos de Educação têm caráter normativo, deliberativo e consultivo que o fazem de acordo com as competências e atribuições, a aplicação da legislação educacional, propondo e encaminhando ações em prol do aperfeiçoamento da educação brasileira. Com base no contexto, os conselhos de educação podem ser: 

I. Federal. 

II. Estadual e Distrital. 

III. Municipais. 

É correto apenas o que se afirma em: 

Escolha uma: 

a. II e III. 

Estão corretas II e III. 

b. I, II e III. 

c. I e II. 

d. I e III. 

e. Nenhuma está correta. 

Feedback 

A resposta correta é: II e III.. 

Questão 6 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Abaixo do Ministério de Educação, nos contextos estadual e municipal, a função executiva corresponde respectivamente à Secretaria Estadual e Municipal da Educação. Considerando o contexto, assinale a alternativa que NÃO é de responsabilidade de tais órgãos:_____ 

Leia o fragmento do texto a seguir: 

“O pesquisador Antonio David Cattani, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com formação na Paris-Sorbonne, diz ter escolhido um caminho diferente de 99% de seus colegas. Enquanto a maioria dos cientistas sociais se debruçam sobre questões relativas a pobreza e a miséria, Cattani resolveu desbravar o outro lado da problemática da desigualdade social - a extrema riqueza, ou os super-ricos. Para Cattani, no Brasil a situação é um pouco diferente da de outros países, porque aqui ao menos se avançou no combate à pobreza. "Mas só isso não basta. Precisamos reduzir a distância entre ricos e pobres para termos uma sociedade equilibrada, com qualidade de vida e sem violência", defende. 

(Disponível em.: http://www.bbc.co.uk/portuguese) 

Escolha uma: 

a. Emissão de documentos, diretrizes e orientações para o trabalho nas instituições de ensino. 

b. Documentos para o trabalho de desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de ensino. 

c. Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o trabalho pedagógico. 

Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o trabalho pedagógico. 

d. Emissão de diretrizes para o trabalho pedagógico. 

e. Orientações para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. 

Feedback 

A resposta correta é: Fomento financeiro ao conselho tutelar em parceria com o trabalho pedagógico.. 

Questão 7 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A fase organizacional do pensamento vigente no Brasil República ocorreu desde a Primeira Guerra Mundial até a Revolução de 1930, período de grande efervescência política e intelectual. No Brasil, a educação também sofreu essa interferência, tendo como principais consequências: 

I. Permissão governamental para que a parceria entre as comunidades laica e religiosa trabalhassem juntas em prol da formação moral e cívica dos alunos e professores. 

II. Fundação da Associação Brasileira de Educação, em 1924, e o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em 1932. 

III. Estruturação da obrigatoriedade do inglês no ensino fundamental e fundação da Associação Brasileira de Educação, em 1924. 

Podemos dizer que a (s) alternativa (s) correta (s) é/ são: 

Escolha uma: 

a. I, II e III. 

b. I e III. 

c. Apenas a II. 

Fundação da Associação Brasileira de Educação, em 1924, e o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em 1932. 

d. II e III. 

e. Apenas a III. 

Feedback 

A resposta correta é: Apenas a II.. 

Questão 8 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Podemos perceber nos estudos de Cattani que as coisas não mudaram muito no quesito desigual social X educação. Para o pesquisador, os pobres são milhões mas têm um poder mais limitado, não estão organizados, estão sob a influência dos meios de comunicações. Às vezes, meia dúzia de megaempresários influencia decisões econômicas que alteram a vida de todos. Somente com uma concepção de escola este fato poderia ser alterado ao longo do tempo:_____ 

Realize a leitura do fragmento a seguir: 

“Pode se dizer que a Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história dando início à idade contemporânea. Foi um acontecimento tão importante que seus ideais influenciaram vários movimentos ao redor do mundo, dentre eles, a nossa Inconfidência Mineira. 

(Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/) 

Escolha uma: 

a. Ressaltar a importância de formar com qualidade os mais afortunados, eles são filhos dos industriais, banqueiros e serão os governantes do país, têm que ser os melhores preparados. 

b. Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social. 

Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social. 

c. Conceber a escola como local de perpetuação das desiguldades sociais, afinal, a disparidade ricos e pobres é fundamental para o desenvolvimento do país. 

d. Conceber que os governantes ao longo dos tempos devem priorizar o ensino de cunho privado, com melhores estruturas, somente os afortunados têm acesso. 

e. Permanecer em: escola pública para os pobres e escola privada para os ricos, a mistura ainda é prejudicial para a aprendizagem dos alunos. 

Feedback 

A resposta correta é: Conceber a escola como local de conhecimento que possibilita ao aluno a sua criticidade, elaborando uma visão de mundo coerente com a realidade sociocultural em que esteja inserido, não importa a classe social.. 

Questão 9 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Anteriormente, o Brasil já havia tido duas Leis de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, a Lei n° 4.024/61 e a n° 5.692/71. Todavia, a LDB n° 9.394/96 apresenta algumas características que a diferencia das anteriores. Sobre esta pauta, o Art.69 da mesma previu: 

Escolha uma: 

a. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público. 

b. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo, 18% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público. 

c. A União, Estados e Municípios devem gastar, no mínimo, 05% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público. 

d. A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público. 

A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público. 

e. A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino privado. 

Feedback 

A resposta correta é: A União deve gastar, no mínimo, 18% e Estados e Municípios, no mínimo, 25% dos seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público.. 

Questão 10 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A existência de um direito, seja em sentido forte ou fraco, implica sempre a existência de um sistema normativo, (...) quanto o reconhecimento de um conjunto de normas como guia da própria ação" (Bobbio, 1992, p. 79-80). Sobre o direito do estudante brasileiro: 

I. O Ensino Fundamental é reconhecido como direito desde 1934. 

II. O Ensino Fundamental é reconhecido como direito público subjetivo desde 1988. 

III. A Constituição Brasileira de 1987 garante o direito de todos ao Ensino Superior. 

É fato histórico verdadeiro: 

Escolha uma: 

a. Nenhuma das alternativas. 

b. Apenas as alternativas II e III. 

c. Apenas a alternativa I. 

d. Apenas as alternativas I e II. 

O Ensino Fundamental é reconhecido como direito desde 1934 e como direito público subjetivo desde 1988. 

e. Todas as alternativas. 

Feedback 

A resposta correta é: Apenas as alternativas I e II.. 

Fixação 3 

Questão 1 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A partir da Promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação tornou-se no Brasil um direito púbico e subjetivo, o que condiz que: 

Escolha uma: 

a. Todo cidadão funcionário público pode reivindicá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular. 

b. Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular. 

Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular. 

c. Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado pode orientar a população, mas não garante a vaga existe nos municípios e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular. 

d. Todo adolescente que não estiver matriculado pode ser legalmente responsabilizado por não cumprir a normativa da obrigatoriedade da educação básica. 

e. Todo funcionário público tem o dever de matricular-se em escolas particulares. 

Feedback 

A resposta correta é: Todo cidadão pode reivindicá-la, o Estado tem o dever de ofertá-la e os governantes podem ser legalmente responsabilizados em caso de oferta irregular.. 

Questão 2 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A história da educação brasileira relata vários movimentos e fatos que acabaram interferindo na gestão da educação, no decorrer dos tempos. Um exemplo foi o denominado Manifesto dos Pioneiros. Sobre a relação do Manifesto dos Pioneiros e a história da educação brasileira, é incorreto afirmar: 

Escolha uma: 

a. Movimento social, iniciado em 1932, foi determinante na história da educação brasileira, pois encarava a educação como fundamental para a efetivação de um projeto nacional de cidadania. 

b. Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas. 

Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas. 

c. Nóbrega da Cunha redigiu o documento denominado “Manifesto”, que se caracterizou como representativo do movimento chamado Escola Nova. 

d. O movimento dos Pioneiros causou tanto impacto para o governo da época que a Constituição de 1934 foi promulgada, trazendo em seu texto a instituição dos sistemas educacionais e os conselhos de educação. 

e. O Manifesto dos Pioneiros foi muito importante para a educação nacional, pois entendia a educação como fundamental para a cidadania. 

Feedback 

A resposta correta é: Os teóricos e escritores brasileiros desenvolveram processos e situações que possibilitam compreender a evolução da educação, participando do movimento dos Pioneiros, o mesmo chamou a atenção para a questão da cidadania no país, mas pouco ou quase nada teve relação com as aplicações dos trabalhos nas escolas.. 

Questão 3 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

O Banco Mundial é uma agência integrante das Nações Unidas. Sua fundação ocorreu em 1944, com a missão inicial de financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial. Qual é a importância do Banco Mundial? 

Escolha uma: 

a. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices e as relações internacionais entre eles. 

b. Financiar empréstimos aos países com estreitos desenvolvimentos monitorando a qualidade da educação. 

c. Financiar empréstimos aos países com estreitas relações com a educação europeia. 

d. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento para elevar os índices de pobreza. 

e. Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza. 

Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza. 

Feedback 

A resposta correta é: Financiar empréstimos aos países em desenvolvimento em uma tentativa de minimizar os índices de pobreza.. 

Questão 4 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

O Ministério da Educação divulga, com bastante ênfase, em seu site “o curso de especialização em gestão escolar”, o qual é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância. Mas, afinal, o que é gestão escolar? Em qual contexto ela pode ser utilizada? 

Escolha uma: 

a. O direito à educação e à função social da escola básica. 

b. Estruturação de todas as escolas para o bem estar dos alunos e professores. 

c. Estrutura descentralizada, sob responsabilidade de instituições públicas. 

d. Órgão federal que distribui merendas e materiais didáticos para alunos. 

e. Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal. 

Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal. 

Feedback 

A resposta correta é: Administração da educação, articulada e normatizada por políticas nas diferentes esferas de atuação federal, estadual e municipal.. 

Questão 5 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

O Plano Nacional da Educação (PNE) foi aprovado e entrou em vigor pela Lei n.10.172, de 9 de janeiro de 2001. Trata-se de um plano nacional com objetivos e metas fixadas para a educação, isto é, cada estado, Distrito Federal e municípios estão ali representados. Foi desenvolvido de acordo a Declaração Mundial de Educação para Todos, que determinou, em seu texto, a elaboração de um plano nacional de educação no prazo de um ano, a contar da data de publicação, porém no Brasil, o PNE só foi sancionado após três anos de discussão, em 2001. O PNE apresenta seis aspectos que os distinguem dos planos anteriores e que são determinantes na história educacional brasileira (BRASIL, 2001a), dentre as seis destacamos as seguintes: 

I. Fixou diretrizes, objetivos e metas para serem desenvolvidas em uma década (dez anos) garantindo dessa forma a continuidade da política educacional. 

II. Contempla apenas alguns níveis e modalidades de educação e pequenos âmbitos de aprendizagens, de gestão, de financiamento e da avaliação. 

III. Envolve o Poder Legislativo no acompanhamento da sua execução. 

IV. Conclamou a sociedade brasileira a acompanhar e controlar sua execução, afinal a educação é uma responsabilidade social atribuída ao Estado e à família, com a efetiva colaboração da sociedade. 

Estão corretas as afirmativas: 

Escolha uma: 

a. Apenas a II está correta. 

b. Todas as afirmativas estão corretas. 

c. I, III e IV estão corretas. 

Fixou diretrizes, objetivos e metas para serem desenvolvidas em uma década (dez anos) garantindo dessa forma a continuidade da política educacional. 

Envolve o Poder Legislativo no acompanhamento da sua execução. 

Conclamou a sociedade brasileira a acompanhar e controlar sua execução, afinal a educação é uma responsabilidade social atribuída ao Estado e à família, com a efetiva colaboração da sociedade. 

d. Nenhuma das afirmativas. 

e. I, IV estão corretas. 

Feedback 

A resposta correta é: I, III e IV estão corretas.. 

Questão 6 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A escola, enquanto instituição social, sofre e decorre de todas as influências oriundas das transformações econômicas, tecnológicas, políticas e sociais, que se vêm produzindo historicamente, tornando-se objetos de contínuas reformas, que resultaram em avanços ou que se transformam em experiências nem sempre bem-sucedidas, mas que relatam a interação com as diversas transformações ocorridas na sociedade que a circunda. Portanto, de um modo ou de outro, a escola sempre interfere, direta e fundamentalmente, na vida dos educandos e educadores, na medida em que “forma”, um tipo de cidadania. A esse respeito, Alarcão (2001, p.32), afirma que: 

Escolha uma: 

a. “Para além de instruir o indivíduo socialmente, orientar seus estudos e sua vocação profissional, para isso deve-se adequar os currículos e diretrizes educacionais [.......] a formação dos discentes é sempre uma formação inspiradas nos seus interesses.” 

b. “É no chão da educação que germinam os conhecimentos, mas que os mesmos não são frutos do processo de ensino-aprendizagem, assim como os valores da cultura e as forças sociais e o poder político, são frutos do acaso.” 

c. “Para além de instituir e avaliar tem de orientar (pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de toda a vida.” 

“Para além de instituir e avaliar tem de orientar (pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de toda a vida.” 

d. “ É um fenômeno social, que não tem a necessidade de desempenhar funções sociais, mas apenas deve transmitir, reproduzir e a legitimização. A origem do fenômeno instituição escolar tem um alto grau de determinação ideológica (atitudes e valores).” 

e. “Para além de instituir e avaliar, não é necessário realizar nem uma forma orientação (pedagogicamente, vocacional e socialmente), cabe guardar e acolher as crianças e os jovens a família, o relacionamento deve ser restrito com a comunidade [........], a formação de seus docentes, cabe ao governo [.......], e a participação na formação de todos é feita de maneira muito restrita.” 

Feedback 

A resposta correta é: “Para além de instituir e avaliar tem de orientar (pedagogicamente, vocacional e socialmente), de guardar e acolher as crianças e os jovens em complementaridade com a família, de se relacionar ativamente com a comunidade e de gerir e adaptar currículos [........], de ajudar a formar seus próprios docentes [.......], de participar na formação de todos ao longo de toda a vida.”. 

Questão 7 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tornou-se, em acordo com a LDB n.9.394/96, responsabilidade dos municípios, tendo como principal finalidade desenvolver integralmente a criança de 0 a 5 anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. De acordo com a LDB, a educação infantil deve ser ofertada em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de 0 a 3 anos de idade, e em pré-escola, para crianças de 0 a 5 anos de idade. Esse “olhar” específico sobre a infância revela a preocupação com o desenvolvimento da criança em sua totalidade e são decorrentes das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais que se manifestam na sociedade. Para tanto, as instituições que ofertam a educação infantil devem garantir um trabalho pedagógico que: 

Escolha uma: 

a. Esteja voltada para a formação do indivíduo, sem se preocupar se necessita de cuidados e atenções diferenciadas. 

b. Garanta os cuidados com a criança no se refere a alimentação e higiene. 

c. Esteja preocupada em formar indivíduos que façam os trabalhos que a indústria exige. 

d. Forme pessoas capazes de atuar de maneira obediente nos mais variados campos profissionais. 

e. Integre as ações do educar e do cuidar e, principalmente, reconhecendo a criança como um sujeito de direitos. 

As instituições de ensino que ofertam a educação infantil devem garantir um trabalho pedagógico que integre ações do educar e do cuidar, atendendo as necessidades fundamentais do desenvolvimento infantil, e principalmente, reconhecendo a criança como sujeito de direitos. Nesse contexto foram implementadas diretrizes, normativas e documentos específicos para essa faixa etária. 

Feedback 

A resposta correta é: Integre as ações do educar e do cuidar e, principalmente, reconhecendo a criança como um sujeito de direitos.. 

Questão 8 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A LDB n.9.394/96 altera a concepção de suplência, característica do ensino supletivo, passando a denominá-la como educação de jovens e adultos, além de reconhecê-la como uma das modalidades da educação básica. De acordo como Art. 37, tal educação será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. O Conselho Nacional da Educação emitiu as Diretrizes Curriculares para a EJA, reconhecendo a necessidade de contextualização do currículo e dos procedimentos pedagógicos específicos para os jovens e adultos, além de sugerir a necessidade de formação específica para os profissionais que atuam com essa modalidade de ensino, pois as salas de aula são muito heterogêneas, decorrentes, entre outros fatores, das diferentes idades, gêneros, emoções, valores, saberes, competências acadêmicas, motivações e expectativas. Para que o adulto sinta-se atraído para a escola, é preciso propiciar condições de estudo que garanta que ele não abandone. Nas proposições a seguir são apresentados alguns cuidados para que não corra a evasão por parte desses adultos, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 

 

 

( ) Adequar o material didático à faixa etária dos alunos. 

 

( ) Evitar que as metodologias desenvolvidas sejam infantilizadas. 

 

( ) Os professores devem possuir formação adequada. 

 

( ) Fundamentalmente os horários de aulas devem ser rígidos, para que não aja qualquer forma de conivência com as faltas. 

 

( )É importante compreender que os adultos aprendem da mesma maneira que as crianças. 

 

( ) Os professores devem orientar-se nos ensinamentos da andragogia (é arte ou ciência de ensinar adultos), para trabalhar com esses adultos. 

 

Escolha uma: 

a. V, F,V, V, F, V 

b. F, F, F, F, F, V 

c. V, V, F, F, F, V 

d. V, V, V, F, F, V 

É precisoque o adulto sinta-se atraído para a escola, para tanto é necessário propiciar condições de estudo que garanta que ele não abandone os estudos. É preciso ter alguns cuidados, entre eles: adequar o material didático à faixa etária dos alunos. Evitar que as metodologias desenvolvidas sejam infantilizadas. Os professores devem possuir formação adequada. Fundamentalmente os horários de aulas devem respeitar a rotina de quem estuda e trabalha. É importante compreender que os adultos aprendem de forma diferente das crianças. Os professores devem orientar-se nos ensinamentos da andragogia, para trabalhar com esses adultos. 

e. V, V, V. V, V, F 

Feedback 

A resposta correta é: V, V, V, F, F, V. 

Questão 9 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

Se, por um lado, o projeto político pedagógico representa o fio condutor de uma instituição, por outro, deve estar aberto ao novo e ao que mais sintoniza com as propostas da escola. Resende (1991, p.61) alerta para o que chama de “paralisia paradigmática”, que é a estagnação para absorver novos conceitos. Para a autora quem sofre dessa paralisia tem a doença da “certeza absoluta, imutável e inquestionável. Tendemos a cristalizar as concepções originárias das teorias ligadas a paradigmas que foram assimilados ao longo das histórias de vida, que transcendem delas próprias e que podem estar superadas”. Diante disso, assinale as alternativas corretas, acerca da fundamental importância, ao se pesquisar e escolher referências teóricas para o projeto político pedagógico, estar aberto e disposto e ser reflexivo. 

I. Aberto para encontrar o novo e deixar-se invadir por ele. 

II. Disposto para se lançar as leituras, pesquisas e releituras no intuito de encontrar correspondências similares, sintonias com as ideias que se possui. 

III. Reflexivo para se fazer analises, sínteses, realizar recortes e voltar ao todo, entender contextos históricos a fim de realizar adaptações à realidade vigente. 

IV. O referencial teórico de um PPP legitima a construção da educação como ciência e como prática crítica e reflexiva. 

Estão corretas as afirmativas: 

Escolha uma: 

a. I, III e IV estão corretas. 

b. Todas as afirmativas estão corretas. 

Todas as afirmativas estão corretas, pois é de fundamental importância, que ao se pesquisar e escolher referências teóricas para o projeto político pedagógico, estar aberto e disposto e ser reflexivo. Aonde o estudo será o embrião de novas ideias, pois é pela via de conhecimentos que se torna possível ler a realidade e nela, igualmente atuar. É importante ter uma pauta, um roteiro de estudos, para que as leituras nãos e percam e caiam em um vazio teórico e difícil de se recuperar caso isso aconteça. Há de se enfrentar momentos de aridez, pois a reflexão teórica nem sempre corresponde de imediato ao que se vive na prática educativa do cotidiano. Entretanto, se as ideias e as leituras forem devidamente “digeridas”, elaboradas e discutidas democraticamente, facilmente essa sensação de leituras que “não levam a lugar nenhum” desaparecem, trazendo ao grupo uma segurança nas análises e discussões nunca antes vistas. 

c. I e III estão corretas 

d. I, IV estão corretas. 

e. Nenhuma das afirmativas. 

Feedback 

A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas.. 

Questão 10 

Correto 

Marcar questão 

Texto da questão 

A Pedagogia Hospitalar tem suas raízes na medicina social, historicamente desenvolvida a partir de pesquisas realizadas na Idade Média, quando já era possível associar o aparecimento de pragas e das doenças às características sociais dos povos e das cidades. O fato é que ao longo dos séculos a medicina se preocupou com as condições do aparecimento das doenças e, sobretudo, com o cuidado com o doente em todos os seus aspectos, inclusive o educacional, como acontece nos dias de hoje. O conjunto de conhecimentos teóricos e práticos – principalmente os práticos – que possuem permite aos pedagogos e os professores vejam, em uma realidade difícil e negativa, a possibilidade de uma forma de forma de crescimento cognitivo e humano. Ou seja, uma forma de aprendizagem e de amadurecimento. Quanto a esse profissional no âmbito hospitalar, destaca-se o seu papel específico diante do ser humano internado nesse local. Destaque a proposição a seguir, que apresenta que papel é desempenhado por esse profissional dentro desse local de internação. 

Escolha uma: 

a. Seu trabalho é de propiciar um acompanhamento terapêutico para que o aluno possa restabelecer-se emocionalmente e retornar ao contexto escolar. 

b. É papel utilizar dos seus recursos teóricos e práticos de modo a ajudar quem o procura a clarificar e minimizar as dúvidas ou problemas que originaram o recurso à especialidade. 

c. Seu papel é atuar junto à sociedade, no sentido de prestar uma função social, de cuidar dos direitos das pessoas que a ele confiam seus anseios e seus problemas, vindo a colaborar com os demais órgãos encarregados dessa prestação. 

d. Seu papel é de trabalhar de maneira inter/ multi e transdisciplinar, enxergando no seu aluno, ainda que fora da escola, a capacidade de produzir cognitivamente e de aprender conteúdos que o façam se sentir parte do mundo em que vive, e não apenas como produto de um diagnóstico frio e desumano. 

O conhecimento e suas especialidades sob a ótica do método cartesiano, criam dificuldade para profissionais de várias áreas, inclusive os da área médica, quanto a possuírem uma concepção pouco sistêmica a acerca da natureza humana. Trabalhar em uma perspectiva inter/multi e transdisciplinar, nesse caso, é ser capaz de potencializar e articular todos os conhecimentos (os médicos, os psicológicos e os pedagógicos), com vistas ao processo da cura e/ou de busca de qualidade de vida para o paciente. No bojo dessa concepção sistêmica de ser humano, o profissional da educação mostra-se com uma capacidade de enxergar o que seu aluno, ainda que fora da escola, é capaz de produzir cognitivamente e aprender conteúdos que o façam se sentir parte do mundo em que vive, e não apenas um produto de diagnóstico frio e desumano. 

e. Seu papel é de complexidade e desafios, onde cabe estabelecer metas cruciais ao sucesso do negócio. No desempenho das suas atividades, define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. 

Feedback 

A resposta correta é: Seu papel é de trabalhar de maneira inter/ multi e transdisciplinar, enxergando no seu aluno, ainda que fora da escola, a capacidade de produzir cognitivamente e de aprender conteúdos que o façam se sentir parte do mundo em que vive, e não apenas como produto de um diagnóstico frio e desumano.. 

 

 

3
Dislike0
User badge image

Elisabete Guedes

gestão educacional nacional é baseada na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal e das incumbências desses sistemas; das várias formas de articulação entre as instâncias que determinam as normas, executam e deliberam no setor educacional; e da oferta da educação pelo setor público e privado.

Cada sistema tem um papel a desempenhar no contexto educacional do País. No que diz respeito a educação básica, cabe aos Estados, Distrito Federal e Municípios ofertá-la, por sua vez, o ensino médio é um dever dos Estados e do Distrito Federal e a educação infantil dos Municípios.

As instituições de ensino cuja União é responsável são as escolas particulares e órgãos federais, já aos Estados e Distritos Federais compete as instituições de ensino mantidas por eles, as de nível superior mantidas pelos Municípios, as particulares de ensino fundamental e médio, os órgãos estaduais de educação e as instituições municipais de ensino particulares de educação infantil. Aos Municípios compete as instituições de educação infantil e de ensino fundamental e médio mantidas pelos municípios, as instituições particulares de educação infantil e os órgãos municipais de educação.

Como podemos perceber, embora os entes federativos compartilhem responsabilidades, cada um possui atribuições próprias, tendo a União o papel de coordenar e articular os níveis de sistemas, os Estados e o Distrito Federal o de elaborar e executar políticas e planos educacionais e os Municípios de organizar, manter e desenvolver seu sistema de ensino através da sua integração com as políticas e planos educacionais da União e dos Estados.


Diferente da gestão educacional, a gestão escolar, trata das incumbências que os estabelecimentos de ensino possuem, respeitando as normas comuns dos sistemas de ensino. Cada escola deve elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; cuidar do ensino-aprendizado do aluno, proporcionando meios para a sua recuperação; e articular-se com as famílias e a comunidade, proporcionando um processo de integração.

Outro ponto importante na gestão escolar é a autonomia que a escola possui e que estar prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Através dessa autonomia as escolas conseguem atender as especificidades regionais e locais, assim como as diversas clientelas e necessidades para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade.

Com base nisso, podemos perceber que a gestão educacional é compreendida através das iniciativas desenvolvidas pelos sistemas de ensino. Já a gestão escolar, situa-se no âmbito da escola e trata das tarefas que estão sob sua responsabilidade, ou seja, procura promover o ensino e a aprendizagem para todos.

Referências:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Acessado em 16 de abril de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br.

VIEIRA, Sofia Lerche. Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In: Ceará. SEDUC. Nos paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: edições SEDUC, 2005




0
Dislike0
User badge image

roberta araujo

Com base no contexto histórico e nas concepções frutos das teorias, estudos e pesquisas desenvolvidos sobre Altas Habilidades, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. como um dos grandes marcos mundiais do processo de inclusão de Educação Especial temos a Declaração de Salamanca, que ocorreu, em 1994, na Espanha, na cidade de Salamanca.

b. com a promulgação da Constituição Federal de 1988, foi concebido o direito de acesso de todos à educação pública, sendo a oferta e a manutenção deveres do Estado.

c. um dos grandes nomes nacionais, nesse período, foi o da psicóloga e educadora Helena Antipoff, que muito se dedicou à causa da educação dos mais dotados, ao desenvolver projetos educacionais bastante importantes.

d. no PNE (Plano Nacional de Educação) de 2001, observa-se que “educação especial se destina às pessoas com necessidades especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características, como altas habilidades, superdotação ou talentos.

e. todas as alternativas estão corretas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais