Buscar

Principais diferenças entre os 3 contratualistas Hobbes, Locke e Rousseau

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Santana

https://www.academia.edu/24738283/RESUMO_-_CONTRATUALISTAS_-_HOBBES_LOCKE_E_ROUSSEAU

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O contratualismo foi uma corrente de pensamento voltado para a política que estabelecia que o estado foi criado posteriormente a um estado de natureza, em que os homens viviam sem ser limitados por um poder geral e absoluto.

Os principais proponentes desta corrente de pensamento foram Hobbes, Locke e Rosseau e, apesar de possuirem pensamentos semelhantes em muitos aspectos, em outros seus pensamentos se distanciam.

Hobbes entendia que no estado de natureza os homens viviam numa constante guerra de todos contra todos e, por isso, eles perceberam que precisavam de abrir mão de seus direitos naturais de forma conjunta e homogênea, transferindo certos direito ao estado, que garantia a segurança entre os homens.

Ao contrário de Hobbes, Locke entendia que o estado de natureza era um estado de harmonia entre os homens, já que todos são iguais, livres e racionais. Assim, vivem bem entre si, mas, ainda sim, o estado poderia garantir maior segurança aos homens e, por isso, é criado.

Rousseau possui uma concepção de estado de natureza diferente da de Hobbes e mais próxima a de Locke, já que entende que o homem no seu estado de natureza goza de plena liberdade e igualdade, vivendo em harmonia com seus pares. Entretanto, para ele o estado não garante seguranças, pelo contrário, Rousseau acredita que o estado corrompe os homens com a criação da propriedade privada.

Portanto, os contratualistas possuem diferentes visões acerca do que foi o estado de natureza e quais são as consequências da criação do estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais