Buscar

algumas proteinas da membrana plasmatica atuam no transporte de substâncias. que proteínas são essas e em que condições atuam

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A membrana celular é uma espécie de parede que permite a passagem de certas substâncias. Para realizar essa passagem existem proteínas específicas que facilitam esse processo.

As substâncias podem se transportar por difusão ou por transporte ativo. O primeiro tipo de transporte ocorre quando a substância sai de uma região de menor concentração para outra de maior concentração, ou seja, no sentido do gradiente de concentração. Esse transporte é facilitado pelas proteínas de difusão.

Quando a substância quer ir de uma região de maior para outra de menor concentração, é necessário gastar energia e, portanto, recebe o nome de transporte ativo. Esse transporte é facilitado pelas proteínas de transporte ativo.

Portanto, as proteínas da membrana que participam do transporte de substâncias são as proteínas de difusão e as de transporte ativo. As proteínas de difusão atuam quando o transporte ocorre na direção do gradiente de concentração e, as de transporte ativo, no sentido contrário do gradiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais