Buscar

O que é o blastômero?

💡 4 Respostas

User badge image

Alícia Olinek

Chama-se a este processo de clivagem, consistindo em sucessivas divisões mitóticas do zigoto, resultando num rápido aumento do número de células. As células-filhas originárias do ovo fecundado são denominadas blastómeros.

1
Dislike0
User badge image

Caroline Araujo

São as células que formam a mórula, estágio em que o embrião se encontra na primeira semana da gravidez.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os blastómeros são um tipo de células embrionárias animais indiferenciado resultante da segmentação do zigoto após a fertilização. Essas células têm totipotencialidade, isto é, podem originar células de qualquer tecido. Os blastômeros são produzidos após a fertilização e são divididos por mitose. Blastômeros dividem rapidamente e várias vezes durante os primeiros dias de gestação, embora o tamanho do embrião permanece constante.

Os blastômeros podem sofrer três divisões diferentes: total: quando dois núcleos são formados e a clivagem citoplasmática ocorre com a formação de duas células; parcial: quando há a formação de núcleos diferentes e uma clivagem parcial do citoplasma, mas permanece uma única célula; formação de diferentes núcleos na célula inicial, mas sem divisões citoplasmáticas como nos insetos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais