Buscar

DISTRIBUIÇÃO DOS IONS

 
A distribuição adequada de íons nos espaços intra e extracelular é fundamental para o funcionamento das células. Por exemplo, a transmissão de impulsos nervosos, a contração muscular e a secreção de hormônios são totalmente dependentes dessa distribuição e dos fluxos iônicos. Dois importantes íons envolvidos nos processos celulares são o sódio e o potássio que têm concentrações diferente nos meios intra e extracelular. Sobre essas diferenças, é CORRETO afirmar que:
 
    a concentração de sódio é maior fora da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que o transporta com gasto de ATP.
    a concentração de sódio é maior fora da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que o transporta sem gasto de ATP.
    a concentração de potássio é maior fora da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que o transporta com gasto de ATP.
    a concentração de sódio e potássio é maior fora da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que os transporta com gasto de ATP.
    a concentração de sódio é maior dentro da célula, e um importante componente na determinação dessa diferença é a bomba de sódio-potássio que o transporta sem gasto de ATP.

💡 3 Respostas

User badge image

Crislayne Gomes

A resposta serta é letra (b)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A bomba de sódio e potássio é um transportador ABC encontrado na membrana celular. É uma ATPase cuja função é o transporte de sódio e potássio através da membrana. A bomba expele três íons de sódio (Na + ) para a matriz extracelular enquanto entra dois íons de potássio (K + ) no citoplasma por transporte ativo que ocupa ATP como fonte de energia.

Este bombeamento permanente permite manter o gradiente eletroquímico de solutos com uma alta concentração de potássio dentro da célula e baixa fora, enquanto a concentração de sódio é baixa dentro da célula e elevada fora. O funcionamento da bomba electrogénica de Na + / K + (sódio-potássio) deve-se a uma alteração conformacional na proteína que é produzida quando é fosforilada por ATP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais