Buscar

Descreva a história natural dos carcinomas escamoso ceratinizante, não ceratinizante e de células pequenas.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para entender melhor o assunto, vamos exemplificar.

O câncer de pulmão é o tumor maligno como sendo o detentor da maior taxa de mortalidade no mundo do sexo masculino, e o segundo no feminino, neste caso, ficando atrás apenas do câncer de mama. No Brasil, em 2015, quase 27 mil pessoas morreram por conta desta patologia, se tornando uma das principais causas de morte evitáveis. Apesar de mais freqüente entre os homens, sua incidência neste caso se ­estabilizou ou diminuiu, enquanto que nas mulheres há um aumento gradativo nas últimas décadas. Apenas 1 / 5 dos casos são diagnosticados nas fases iniciais. Em sua maioria, o diagnóstico é feito de maneira tardia, quando a patologia já se encontra em grau avançado, o que impede o tratamento curativo.

Na ação clínica, os carcinomas localizados no pulmão são classificados em carcinoma de pequenas células e carcinoma não pequenas células. Este último compreende o carcinoma de células escamosas ou carcinoma espinocelular, adenocarcinoma e carcinoma divergindo de grandes células.

No caso dos escamosos, ele é um dos principais tipos de cancro na pele, geralmente, apresentado como um nódulo duro na pele com superfície escamosa, podendo também formar úceras.

O carcinoma de células escamosas surge da multiplicação desenfreado de células do epitélio, podendo conter queratina e redes de filamentos ou até mesmo, desmossomos. Eles são classificados em 6 sub-tipos: Adenoide, basaloide, células claras, células espinosas, células em anel de sinete e pleomórfico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais