Buscar

Citologia Oncótica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de Citologia Oncótica – Biomedicina
Artigo: Testes de Papanicolau falso-negativos em mulheres com adenocarcinoma endocervical invasivo/ adenocarcinoma in situ comprovado por biópsia: uma análise retrospectiva com avaliação da concordância interobservador.
Pergunta grupo 1 - Os fatores que levam aos diagnósticos falsos positivos foram divididos em 3 categorias, explique/defina cada uma delas.
Variância Amostral: Que foi definida como situações em que nenhum diagnóstico de células anormais foi encontrado, na revisão de consenso.
Variância de rastreamento: Definida como casos em que as células anormais diagnósticas não foram encontradas, nem durante a triagem assistida por computador e nem mesmo na triagem manual realizada pelo citologista.
Variância Interpretativa: Definida como aqueles casos em que células anormais foram identificadas durante a triagem, porém não foram interpretadas/entendidas como anormais pela triagem manual do citologista.
Grupo 2 (Nossa pergunta): No estudo apresentado no artigo, a variância interpretativa foi a principal responsável pelos casos de falso-negativo, já que nela células anormais são identificadas, mas não foram interpretadas pelo citologista. Com base em que a distinção entre células granulares neoplásicas e reativas pode ser muito sutil, explique qual a importância da revisão da lâmina.
Resposta: 
Conforme descrito, a distinção entre as células granulares neoplásicas e reativas é muito sutil. Ademais, nos testes realizados no artigo em estudo, situações como poucas células glandulares anormais, ou não apresentar todas as características de neoplasia glandular podem ter sido negligenciadas pelo citologista. Sendo assim, é essencial a análise das lâminas por um citopatologista, já que este profissional terá um olhar minucioso e cauteloso voltado à patologia.
Pergunta grupo 3 - Conforme o artigo, quantas células anormais foram detectadas no diagnóstico de reavaliação NILM, e qual a atribuição dos diagnósticos falso negativos neste caso.
Segundo o artigo, nenhuma célula anormal foi detectada na reavaliação. A atribuição diagnóstica do falso-negativo é a “Variância amostral.”
Pergunta grupo 4 - Fontes de discrepância para casos falsos negativos foram atribuídos para amostragem, triagem ou variância interpretativa.
Explique como foi definido os casos que ocorreram variância interpretativa.
A variância interpretativa foi definida como casos em que células anormais de diagnóstico foram identificadas durante a triagem, mas não interpretado como anormal pelo citologista.
Pergunta grupo 5 - Porque os exames de Papanicolau são sucesso para detecção de lesões precursora de carcinoma celular, mas não são eficazes para detecção de neoplasia glandular incluindo adenocarcinoma in situ?
Por que a coleta do papanicolou abrange as células in situ ou seja, aquelas células mais superficiais e lesões mais profundas não são capturadas no esfregaço.
Pergunta grupo 6 - O impacto da instrução educacional para acurácia diagnóstica e concordância interobservador desse estudo foi positiva? Explique.
A instrução educativa diminuiu significativamente a variância interpretativa e a variabilidade interobservador no diagnóstico das anormalidades glandulares. Foi observada melhora significativa na concordância com o diagnóstico por consenso e concordância geral, provando o valor das sessões educativas focadas no aumento da acurácia diagnóstica para esses casos.
Acredita-se que a educação pode trazer benefícios parapatologistase citotecnólogos em todos os ambientes de trabalho e com qualquer nível de experiência. No estudo pôde-se observar que, alguns dos participantes com menor experiência, tiveram a maior melhora no desempenho após a instrução educacional.
Entretanto, muitos casos ainda não foram classificados precisamente pelos revisores individuais na “rodada pós-educacional”, ressaltando o caráter desafiador na avaliação desses casos. Para auxiliar na redução de interpretações falso-negativas, os testes de Papanicolau hrHPV-positivos com diagnóstico preliminar de “Negativo para lesão intra-epitelial e malignidade” (NILM), especialmente aqueles com grupos hipercromáticos lotados ou fatores de obscurecimento, podem beneficiar-se uma retriagem focada e uma consulta intradepartamental para melhorar a detecção de neoplasia glandular sutil nesses casos.

Outros materiais