Buscar

se uma autoridade de um estado de federacao comete crime doloso contra a vida, de quem será a competência para o julgamento?

💡 4 Respostas

User badge image

Thathiane Andrade

Súmula Vinculante 45

A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual.

No que concerne à competência do Tribunal do Júri, para o processo e julgamento dos crimes dolosos contra a vida, tem o STF decidido que apenas podem ser excepcionadas, nos casos de foro especial por prerrogativa de função, as hipóteses previstas na própria CF/1988, quanto à competência para o processo e julgamento de crimes comuns em geral, consoante se depreende dos arts. 102, I, b e c; 105, I, a; 108, I, a. (...) o foro especial por prerrogativa de função, regulado em Constituição de Estado-membro, não afasta a norma especial e expressa da competência do Júri, ut art. 5º, XXXVIII, d, da CF/1988, ao conferir ao Tribunal do Júri a competência para o processo e julgamento dos crimes dolosos contra a vida.
[RHC 80.477, voto do rel. min. Néri da Silveira, 2ª T, j. 31-10-2000, DJ de 4-5-2001.]

Ou seja, as autoridades que possuem foro expresso na Constituição não será competência do Jurí. Contudo se for uma autoridade da Const. do Estado será competência do jurí.

http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/menuSumario.asp?sumula=2362

0
Dislike0
User badge image

Cleber Gino

Autoridade estadual, por exemplo Governador de Estado, não tem foro por prerrogativa de função fixado pela CRFB, provavelmente terá pela Constituição de seu Estado pela simetria, mas esta não pode e não vai suplantar a competência do tribunal do júri para os crimes dolosos contra a vda. 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Primeiramente deve ser observada a súmula vinculante nº 45  do Supremo Tribunal Federal que dispõe: A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido exclusivamente pela Constituição Estadual.

Dessa maneira, a resposta é depende. Se a autoridade estadual tem foro estabelecido na Constituição Federal ela será julgada pelo Tribunal estabelecido na Lei Fundamental e não no tribunal do júri.

Porém, se a autoridade tem foro estabelecido exclusivamente na Constituição Estadual ela será julgada, em regra, pelo tribunal do júri. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais