Buscar

qual a diferença entre os tipos de gastropodes?

Qual a diferença entre os tipos de gastropodes

💡 1 Resposta

User badge image

Aline siqueira

Gastrópodes têm três subclasses: ProsobranchiaOpisthobranchia e Pulmonata.

Os prosobrânquios contém os caracóis marinhos e alguns gastrópodes terrestres. Esses animais têm tentáculos, opérculo e são geralmente dioicos.

Os opistobrânquios são animais marinhos que vivem em águas rasas, geralmente escondidos em pedras. Eles têm dois pares de tentáculos, suas conchas são pequenas ou ausentes e são todos monoicos. As lesmas do mar, que es encontram nessa subclasse, são muito coloridas, algumas espécies apresentam fileiras de espinhos na região dorsal e são carnívoras, se alimentando de anêmonas.

Os pulmonados são os caramujos (gastrópode de água doce) e os caracóis (gastrópodes terrestres). Eles são monoicos, tem tentáculos e algumas espécies de água doce são hospedeiros de larvas de parasitas como acontece com a esquistossomose. A larva do parasita invade o caramujo do gênero Biomphalaria para de desenvolver, abandonam os caramujos e uma vez livre na água penetra pela pele dos seres humanos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais