Buscar

O que é transmissão-assimilação?

💡 3 Respostas

User badge image

Thiago Fernandes

O processo de ensino se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares, a unidade ensino aprendizagem se concretiza na interligação de dois momentos indissociáveis transmissão e assimilação ativa de conhecimentos e habilidades, dentro de condições específicas de cada situação didática, com base no conhecimento sócio cultural de cada aluno, sabendo dessa afirmação sem dúvida é necessário um processo de reflexão do professor, para lidar com cada aluno, usando uma assimilação coerente do conteúdo de física ministrado em sala de aula, com o conhecimento que o aluno já possui, podendo assim assimilar o conteúdo a cada aluno de uma forma reflexiva com o cotidiano, tendo em vista a sociedade em que ele vive, a cultura, classe social, e zona residente. A combinação de objetivos, conteúdos, métodos e forma de organização de ensino, têm por finalidade assimilação ativa, por parte dos alunos, conhecimentos, habilidades, hábitos e o desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas, o desenvolvimento pelos próprios alunos contribui para aquisição de novos conhecimentos, uma vez que oportunizou momentos de reflexão, reavaliação, retomada e a socialização de experiências do cotidiano com a matéria ministrada. Esse tipo de estratégia desenvolve nos estudantes a criatividade, o espírito de cooperação, investigação, promove a troca de ideias com a construção do conhecimento de forma significativa, pois consegue fazer a relação entre a teoria e a prática. Além disso, fortalece a integração entre os diversos saberes, tanto populares como científicos, ampliando a percepção da necessidade da integração das áreas do conhecimento, que são fundamentais para a manifestação da aprendizagem significativa.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Didática consiste em um ramo da Pedagogia que tem por objetivo analisar e desenvolver técnicas e métodos de ensino de um conteúdo para um indivíduo ou grupo.

A transmissão-assimilação trata-se de um método criado no século XVII pelo educador Comenius com o propósito de ensinar tudo a todos - hoje tal método é conhecido como Método Tradicional.

Para tanto, o método encara a sociedade como única e vê a escola servindo para a transmissão de conteúdos comuns através de aulas que ocorrem em cinco passos:

  1. Preparação do aluno;
  2. Apresentação;
  3. Assimilação;
  4. Generalização;
  5. Aplicação.
Ademais, considerando os métodos da Pedagogia Tradicional, vale ressaltar que a avaliação do aprendizado é realizado através da aplicação de provas ou de apresentações de seminário sobre o tema que deseja-se avaliar.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais