Buscar

John Locke, autor de várias obras que marcaram a Modernidade, como o Ensaio sobre o Entendimento Humano, de 1690, Alguns Pensamentos sobre a E

John Locke, autor de várias obras que marcaram a Modernidade, como o Ensaio sobre o Entendimento Humano, de 1690, Alguns Pensamentos sobre a Educação, de 1693 e A Conduta do Entendimento, de 1706, foi defensor da separação de poderes entre Igreja e Estado, ou seja, defendeu o Estado laico. Sua proposta para a educação e sobre temas que influenciam diretamente a educação, como as questões sobre o conhecimento, são ainda hoje, ao menos parcialmente, influentes. Sobre John Locke e seu pensamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Foi o estudioso que defendeu o idealismo, ou seja, acreditava que o conhecimento era consequência de ideias inatas, o conhecimento e as habilidades são herdadas, colocando-se a favor das noções de dom artístico.
(    ) Criticou enfaticamente as ideias medievais, o descaso atribuído às línguas vernáculas e aos cálculos, e dava ênfase ao latim.
(    ) Apresentou a expressão latina de tábula plenus, que procurava explicar que o ser humano nasce como um papel com registros inatos e biológicos e que vai sendo atualizado ao longo de sua vida.
(    ) Locke teoriza sobre uma educação que se destinava tanto a homens como a mulheres e que tinha por objetivo endurecer, regular e moldar a delicadeza e os demasiados cuidados, que seria obtida por meio de uma espécie de "educação do corpo".

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) V - V - F - F.
 c) F - V - F - V.
 d) F - F - V - V.

💡 9 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Segundo suas idéias, a principal missão do Estado é proteger três direitos naturais: a vida, a liberdade e a propriedade privada de tudo o que um homem trabalhou e pode usar, uma vez que a propriedade tem um limite; A estes três direitos acrescenta-se um quarto: o direito de defender esses direitos, assim como qualquer outra liberdade individual dos cidadãos, que o cidadão cede ao Estado através de um consenso reunido por escrito ou constituição . Ele também argumenta que o governo deve ser constituído por um rei e um parlamento.

--

O parlamento é onde a soberania popular é expressa e onde as leis que tanto o rei quanto o povo devem cumprir são feitas. Antecipando Montesquieu , a quem Locke influenciou, descreve a separação entrepoder legislativo e executivo . A autoridade do Estado baseia-se nos princípios da soberania e legalidade populares. O poder não é absoluto, mas deve respeitar os direitos humanos .

O Estado confere funções decisórias às controvérsias entre os indivíduos, no contexto da pluralidade e da tolerância, uma vez que há uma diversidade de opiniões e interesses entre os homens, resultado de diferentes formas individuais de buscar a felicidade, esse desacordo e conflitos são inevitáveis. Postula que os homens vivem no estado de natureza em uma situação de paz e sujeitos a leis naturais que surgem da razão (o direito de exercer a justiça por sua própria mão e a limitação da propriedade privada por meio de elementos principalmente perecíveis).

Portanto, a alternativa correta será a alternativa C .

7
Dislike0
User badge image

Maria Eduarda

alternativa C

F- V - F - V

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais