Buscar

pergunta na descrição

. No caupi, o alelo I, dominante, é responsável pela resistência ao vírus da mancha anelar e está ligado ao aleloC, também dominante, que confere resistência ao vírus do mosaico. O cruzamento de uma planta resistente às duas doenças com outra suscetível produziu a seguinte descendência: 440 plantas resistentes aos dois vírus; plantas suscetíveis aos dois vírus; plantas resistentes apenas ao vírus da mancha anelar; 145 plantas resistentes apenas ao vírus do mosaico.

a) Qual a distância entre os genes?

b) Indique os genótipos dos genitores e dos descendentes do cruzamento. c) Qual a fase de ligação dos genes, no genitor resistente?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os mecanismos de hereditariedade e herança molecular dos genes ainda são princípios primários da genética no século XXI, mas a genética moderna se expandiu além da herança para estudar a função e o comportamento dos genes.

A estrutura e a função do gene, a variação e a distribuição são estudadas dentro do contexto da célula , do organismo e dentro do contexto de uma população. A genética deu origem a vários subcampos, incluindo epigenética e genética de populações.

a)

A distância terá o valor de 25 unidades de mapa ou 25 centimorgans, que se refere a soma percentual dos recombinantes, que nesse caso são 151 anelar (12,75%) e 145 mosaico (12,25%).

b)

Os genótipos decorrentes do cruzamento serão os seguintes:

  • PAIS: IC/ic e ic/ic,
  • PROLE: IC/ic 440, ic/ic 450, Ic/ic 151 e iC/ic 145.
c)

A fase de ligação será o Diplóteno na Prófase I da Meiose.

1
Dislike1
User badge image

Raissa Karen

dificl

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais