Buscar

Qual a Alternativa correta? já que duas delas na qual marquei são incorretas.

Na questão abaixo, respondendo a duas questões a alternativa A e alternativa B, constam como incorretas, no meu entender a mais concreta através da legislação previdenciária seria a alternativa A, mais segundo material não e correta. ficando C, D e E uma da possível alternativa correta. Alguém saberia responder ?

Arlindo trabalhou como empregado na empresa Hirota Ltda., no período de 01.09.2004 a 01.09.2007, quando pediu demissão do emprego. Voltou a trabalhar em julho de 2010 e no terceiro mês de trabalho, outubro de 2010, foi acometido de tuberculose, que o impedia de exercer suas atividades habituais. Nesta situação, Arlindo:

Alternativas:

a. Terá direito ao auxílio-doença.
b. Terá direito à aposentadoria por invalidez.

c. Não terá direito à aposentadoria por invalidez.
d. Terá direito ao auxílio-acidente.
e. Não terá direito ao auxílio-doença.

💡 4 Respostas

User badge image

Luiz Antonio

No caso acima o empregado no perdeu qualidade de segurado RGPS, porque ultrapassou seu periodo de graça, após sua nova contribuição no ano de 2010 ele vertiu somente 3 meses de contribuição previdenciaria, concluo que o empregado acima deveria ter vertido 12 contribuções para o auxilio- doenças, mas como não fez não pode receber o mesmo.Portanto letra E.

1
Dislike0
User badge image

Luiz Antonio

Peço desculpa pela resposta anterior, acabei esquecendo da PORTARIA INTERMINISTERIAL MPAS/MS Nº 2.998, DE 23 DE AGOSTO DE 2001. Que retira a exigencia da carencia do auxilio-doença.Portanto carencia dispensada para a tuberculose.Portanto letra D.

 

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Essa questão não tem, em tese, as informações necessárias para responder com certeza em relação à resposta. Primeiramente observa-se que Arlindo perdeu a condição de segurado após 12 meses da sua demissão a contar do período da última competência a ser paga. Após isso começou a trabalhar novamente e ficou doente em virtude da tuberculose. Nesse caso, não se pode falar com certeza que ele terá direito ou não ao auxílio doença, pois a questão não trás se ele ficou afastado por mais de 15 dias, também não é possível afirmar que ele terá direito à aposentadoria por invalidez, pois, não está claro na questão que o mal a que foi acometido é permanente com relação a todas suas atividades. Por fim não é possível afirmar que terá direito ao auxílio acidente, pois, o mal não está estabilizado e interferindo em parte proporcional ao seu labor. Desse modo, talvez a mais correta, seria a alternativa E, pois a questão não trás o período de afastamento, porém, a questão é bem mal feita. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais