Buscar

Atividade Avaliativa-Introdução as Artes e seus Contextos Históricos-Profª Gecione. Arte, Educação e Terapia (2)

1)  A dimensão artística confere a nós a dimensão humana. Estamos envoltos por todas as possibilidades, de forma mais intensa ou mais branda, mas diariamente somos afetados pelas formas, sons, cores, movimentos que de alguma maneira se ligam a arte. Mas não nos detemos de forma cuidadosa a esses eventos, nem nos tornamos estudiosos do assunto, por isso muita coisa passa sem que sejam percebidas. De quando são os primeiros registros da produção artística na história da humanidade?

Gutenberg e a invenção da prensa.
Antigo Egito.
Arte Grega e Romana.
Período Pré-histórico: Paleolítico e Neolítico.


  2)  

A vida, no período da Pedra Lascada, girava em torno do sustento e sobrevivência, da alimentação e resistência da vida. Portanto, a luta era pelo alimento e proteção contra os predadores. Continuar vivo era o grande objetivo, e para isso, a alimentação através da caça era atividade que garantiria atingir o intento. Acredita-se que as pinturas e desenhos feitos no período Paleolítico tinham uma motivação:

estética, buscando linhas e formas relacionadas ao belo.
mágica, já que eram feitas em locais escondidos, no fundo das cavernas, e não demonstravam uma preocupação estética, compositiva ou decorativa.
ética, pois escondiam as imagens no interior das cavernas, para que ninguém soubesse o que estavam pensando em fazer, e não causar má impressão pela morte de animais indiscriminadamente.
 prática, buscando nelas a referência aos animais que deveriam buscar.


  3)  

Por volta de 3100 a.C. temos a arte egípcia que desenvolveu-se em torno da religião e da figura do faraó. Nas pinturas e baixos-relevos seguiam a lei da frontalidade, no que consistia essa lei?

  A Lei da Frontalidade era regida por uma preocupação com a perspectiva e as cores das pirâmides.
A Lei da Frontalidade era regida por um grupo de legisladores que vivia no interior das pirâmides.
 A Lei da Frontalidade era uma regra que permitia uma representação realística, que sugerisse a realidade como é vista.
A Lei da Frontalidade era uma forma de representar em que a figura humana estivesse sempre com o tronco e frente e a cabeça, as pernas e os pés de perfil.


  4)  

A cultura grega, muitos estudada, teve influencia em toda a história da Arte e se estende até os nossos dias. As colunas gregas baseavam-se em três ordens clássicas, de acordo com a forma do capitel. Das alternativas abaixo, assinale a correta quanto as suas características.

A coluna Coríntia, por sua vez, apresenta um capitel redondo e reluzente, sem decoração e lisa.
A coluna Dórica, mais nova e leve, tinha um capitel rebuscado e caneluras, ou estrias em seu fuste, ou o corpo da coluna, mesclando art nouveau, com arabescos florias e figuras geométricas.
A ordem Jônica era mais decorativa, tendo uma base e o capitel projeta-se como se fossem dois rolos, as volutas.
A coluna grega tinha inspiração na forma cúbica.


  5)  

A arte gótica está especialmente ligada:

 ao comércio, considerando que as grande cidades necessitavam do capital e de produtos de qualidade.
às galerias de arte, que vendiam os quadros produzidos pelos monges.
às bibliotecas, que divulgavam livros impressos com belíssimas gravuras.
à arquitetura, com construções de imponentes igrejas, cuja suntuosidade aponta a pequenez do homem diante de Deus.


  6)  O Renascimento surge na Itália, entre os séculos XV e XVI, se estendendo pela Europa e fazendo florescer a arquitetura, escultura, pintura, literatura, música e política. Desenvolve-se com o pensamento humanista e a valorização do homem e da natureza. O ideal clássico de beleza é retomado, revisitando a antiga arte grega e romana. Com relação às manifestações artísticas desse período podemos afirmar que:

Acentua-se o estilo pessoal do artista e na pintura buscavam o realismo através do sfumato (graduação suave das cores), o claro-escuro (volume ao invés de cores chapadas), o uso da perspectiva que representa o espaço tridimensional dando a sensação de realidade dos espaços e objetos retratados.
O mecenato promovia o trabalho voluntário, incentivando os artistas a trabalhar pela fama e o reconhecimento da Igreja, através de orações e estadias gratuitas nos mosteiros, permitindo aos artistas um descanso físico e mental.
Os artistas trabalhavam apenas em grupos, no qual cada um era responsável por um departamento, e não era permitido tomar iniciativa em trabalhos que não estivessem ligados a esses coletivos.
  Quem evitasse o ideal grego era preso e poderia responder processo judicial.


  7)  

O Renascimento evidencia a genialidade na arte. Percebe-se a busca não somente a beleza artística, mas também o conhecimento científico. Alguns artistas dedicaram-se ao estudo de perspectiva ótica, proporção e anatomia. Dos mais importantes artistas do Renascimento lembramos de:

Boticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo.
 Leonardo da Vinci, Rubens de Sá, Van Gogh.
  Michelangelo, Marcel Dupré e Alfredo Volpi.
Michelangelo, Frederico Fellini e Zéfiro.


  8)  

Uma das mais famosas pinturas do Renascimento é Mona Lisa, também conhecida como Gioconda. Encontra-se no Museu do Louvre, em Paris, o sorriso mais famoso da arte ocidental. Há muitas curiosidades ligadas a essa pintura, que já foi atingida por visitantes e hoje está sob forte proteção. A técnica usada por Leonardo da Vinci nessa pintura que cria um sombreamento com atmosfera densa chama-se:

Perspectiva que faz a pintura dar a sensação de tridimensionalidade.
Afresco, uma técnica que utiliza o reboco fresco para pintar, pintando somente em locais restritos de luz.
Sfumato, técnica sutil de sombreamento.
Gravura, que utiliza uma superfície ondular para imprimir a mesma imagem repetidamente com as sobras sobrepostas.


  9)  Os colonizadores do Brasil trouxeram consigo a sua cultura e trabalhavam no sentido de fazer com que os nativos vivessem conforme a cultura europeia. Com a chegada dos jesuítas acontece uma tentativa de catequização dos índios, promovendo uma cultura com a qual não estavam familiarizados. Durante aqueles anos a Europa valorizava o ser humano e a razão. Como se chama o movimento que envolvia ciência e arte?

Arte grega.
Renascimento.
Arte jesuítica.
Arte Barroca.


  10)  Vimos que o Brasil recebia grande influência dos acontecimentos mais recentes da Europa. No século XVI, no continente europeu, a arte recebe novos investimentos do mecenato da igreja católica, o que resulta em novo movimento artístico, o Barroco (1600-1750). A palavra origina-se do fato de ser vista como uma manifestação artística rebuscada, exagerada, cuja palavra significa “pérola grande de feitio irregular”. Algumas das características dessa pintura são:

 a incrustação de pérolas nos detalhes da pintura.
a união entre ciência e arte, buscando a razão tanto na escolha de temas quanto nas cores e composição.
o acentuado contraste de luz e sombra, linhas curvas, composição em diagonal, expressão exacerbada dos sentimentos.
 temas do cotidiano, sem muito contraste, evidenciando a luz e as cores claras.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais