Buscar

resposta alguém sabe?

“O profissional formado por este curso (bacharel e/ou licenciado) estará capacitado para o exercício da pesquisa. Este é o princípio básico norteador da formação geral. A especificidade da formação (‘técnica’ ou bacharelado e licenciatura) não pode prescindir dessa formação geral”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: UNICAMP - Instituto de Geociências. Perfil do geógrafo. <http://portal.ige.unicamp.br/pt-br/gradua%C3%A7%C3%A3o/perfis-profissionais/perfil-do-ge%C3%B3grafo>. Acesso em 24 jul. 2018.

Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas sobre o papel do geógrafo, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.

I. (  ) Os geógrafos críticos estavam preocupados com a descrição dos objetos espaciais feita pelos geógrafos quantitativos. 

II. (   ) A análise dos objetos espaciais era realizada pelos geógrafos quantitativos. 

III. ( ) Os geógrafos quantitativos eram capazes de representar a complexidade de processos existentes no espaço geográfico.

IV. (  ) Os geógrafos críticos limitam seu trabalho ao exame dos dados e seus tratamentos estatísticos.
 

Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:

  A

V – V – F – V

  B

V – V – V – V

  C

F – V – F – V

  D

V – V – F – F

  E

F – F – V – V

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Geografia trata-se de uma ciência focada no estudo e análise da superfície terrestre e na ocorrência de fenômenos que promovem modificações na paisagem. Também é objeto de estudo da Geografia a relação entre o homem e o meio ambiente, especialmente nas ações que moldam o espaço geográfico.

Nesse contexto, a Geografia Crítica trata-se de uma corrente focada no estudo e análise qualitativo da organização do homem e seus sistemas (capitalismo e socialismo, geralmente) bem como de suas formas de lidar com a natureza.

Por sua vez, a Geografia Quantitativa pauta-se no fato de que todo o conhecimento é fundamentado na experiência e defende uma relação comum entre todas as ciências. Além disso, a mesma caracteriza-se pelo fato de usar técnicas da Estatística e da Matemática, além de uma forte metodologia científica em seus trabalhos.

Visto isso, as afirmações III e IV são falsas pois não definem o foco/área de trabalho dos geógrafos quantitativos e críticos, respectivamente. As asserções I e II são verdadeiras.

Portanto, a alternativa D) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais