Buscar

O que é efeito fotoelétrico e feito compton

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Antes de determinarmos o significado do efeito fotoelétrico, temos que definir o que é um fóton. Os fótons são pequenas unidades de energia, mas não possuem massa e nem possuem carga elétrica. A luz, seja ela visível ou não, é formada por vários fótons e cada um desses “pacotes energéticos” tem um valor fixo de energia, defino pela seguinte equação:


\[\boxed{E = h.f}\]


\[E=Energia\;pertencente\;ao\;fóton\]


\[h=Constante\;de\;Planck\]


\[f=Frequência\;da\;radiação\]

O efeito fotoelétrico acontece quando um fóton atinge um elétron de um átomo e, após essa colisão, toda a energia armazenada no fóton é transferido para o elétron que é “ejetado” do átomo.

Já o efeito Compton acontece quanto um fóton atinge um elétron de um átomo, porém a energia do fóton não é completamente absorvida pelo elétron, gerando uma mudança no comprimento de onda da radiação e uma mudança de trajetória. O elétron também é “ejetado” do átomo de origem após o processo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais