Buscar

o fortalecimento do estado-nação colabora com a globalização? explique

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A globalização enfraqueceu o status soberano do Estado-nação nas relações internacionais. Os estados-nação têm o poder de lidar com assuntos internos e externos de acordo com sua própria vontade, sem serem controlados e interferidos por outros estados.

Ou seja, os estados têm a independência e a liberdade de escolher seu próprio sentido político, econômico, social e de desenvolvimento, que é o símbolo da soberania nacional. 'Soberania' é o poder supremo de um estado para lidar com assuntos internos e externos e é unificado e indivisível. No entanto, para ser objetiva, a globalização levou a um desenvolvimento sem precedentes de organizações internacionais e tem havido mais e mais organizações internacionais desempenham papéis importantes nas relações internacionais.

Deve ser mencionado que a organização internacional tem contribuído muito para desenvolver a política internacional, economia, cultura, tecnologia e assim por diante, para coordenar as relações políticas e econômicas internacionais, para mediar disputas internacionais e lutar pela paz mundial. Enquanto isso, tem havido uma tendência crescente de que as organizações internacionais realizem algumas funções governamentais, como o desarmamento, o conflito regional, a disputa étnica e até mesmo a democratização política dos estados-nação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais