Anny Lopes
há 6 anos
A abiogênese, também chamada de Teoria da Geração Espontânea, definia que os seres vivos se originam a partir de matérias sem vida e de processos de decomposição.
A biogênese surgiu após a abiogênese e explicou o surgimento dos seres vivos de forma oposta. Conforme essa teoria os seres vivos só podem nascer a partir do processo de reprodução de outros seres vivos.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Andre Smaira
há 6 anos
A teoria de abiogênese preconizava que a matéria bruta poderia gerar espontaneamente seres vivos, desde que apresentasse o princípio necessário a vida, princípio vital ou princípio ativo. Essa teoria ficou conhecida como teoria da geração espontânea e apresentou diversos adeptos ao longo da história um deles foi Jan Baptiste Helmont que chegou a desenvolver uma receita para produzir ratos.
A teoria da biogênese surgiu em contraponto à teoria da geração espontânea. Segundo ela os seres vivos só podem se originar a partir de outros seres vivos preexistentes através da reprodução. A derrubada definitiva da hipótese de que micro-organismos seriam formados por “geração espontânea” só ocorreu em 1862,com os famosos experimentos dos frascos em “pescoço de cisne”,idealizados e realizados pelo cientista francês Louis Pasteur.
A diferença entre a abiogênese e biogênese consiste em que a para a primeira a vida poderia surgir a partir da matéria bruta desde que a mesma apresente o princípio vital. Enquanto que para a ultima a vida só poderia se originar a partir de um ser vivo preexistente.
A origem da vida sempre foi um dos grandes mistérios da humanidade. Nesse contexto surgiram diversas teorias que buscam explicar tal questão. A partir disso, se inserem a abiogênese e biogênese.
Marcelo Cazuza
há 4 anos
A teoria da biogênese, por sua vez, surgiu para contrapor a ideia de que a matéria bruta poderia originar um novo ser. Segundo a biogênese, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, ou seja, um rato não pode nascer a não ser de outro rato. Espécies de anfíbios e répteis só podem nascer de espécies preexistentes desses animais.
Essa ideia hoje é bem entendida por todos, entretanto, para refutar a teoria da abiogênese, diversos pesquisadores dedicaram anos de estudo para a compreensão dessa questão. Os estudos mais marcantes realizados para explicar a biogênese foram feitos por Francesco Redi e Pasteur.
A teoria da abiogênese ou teoria da geração espontânea explica a origem da vida a partir da matéria bruta, ou seja, de uma matéria sem vida. Um dos exemplos clássicos dessa teoria é a crença de que camisas sujas poderiam dar origem a ratos. Outro exemplo é o lodo dos rios, que poderia dar origem à alguns anfíbios e répteis.
Apesar de parecer absurda, essa teoria era aceita até meados do século XIX e representava o pensamento em uma época que poucos recursos tecnológicos existiam. Até esse momento não se tinha conhecimento de células, gametas e, muito menos, de mecanismos evolutivos e genéticos. Assim sendo, toda teoria era criada apenas a partir de observações dos acontecimentos do dia a dia.