Buscar

Sistema Tributário Nacional II

No Sistema Tributário Nacional as normas devem observar a hierarquia das leis para que não violem a soberania delas. Além disso, devem observar os princípios constitucionais tributários. Vejamos a seguir algumas situações hipotéticas.

A União criou o tributo sobre Produto Importado Supérfluo o (PIU) por meio da Instrução Normativa n° 1.390/16.

O Estado de Santa Catarina instituiu o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação em 01/01/2016, passando a exigi-lo em 01/03/2016.

A União alterou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras de 0,38% para 0,49% em 01/02/2016 e passou a cobrar pelo imposto com a nova alíquota em 01/05/2016.

O Estado de Santa Catarina instituiu o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação em 01/03/2016, passando a exigi-lo retroativamente em 01/01/2016.

O Estado de Santa Catarina instituiu o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação em 01/01/2015 passando a exigi-lo em 01/01/2016 papel destinado exclusivamente à impressão de jornais, de periódicos e de livros.

Identifique se os princípios constitucionais tributários estão sendo violados nos exemplos anteriores e elabore uma justificativa para cada uma das situações expressas.

💡 4 Respostas

User badge image

Caroline R F Oleques

No primeiro exemplo a situação está infringindo o princípio da legalidade, uma vez que somente por meio de lei é que se pode estabelecer obrigações ao contribuinte. No exemplo está sendo feito por meio de instrução normativa, ou seja, por meio de ato administrativo.Na segunda situação está infringindo dois princípios. O primeiro é o princípio da anterioridade estabelecendo que não é possível a cobrança do tributo no mesmo exercício em que é instituído ou alterado. O segundo princípio é o da noventena, que estabelece a cobrança do tributo após decorridos 90 dias de sua instituição além de respeitado o princípio da anterioridade.Na terceira situação não há violação de qualquer princípio, pois a União, conforme artigo 153 da Constituição Federal, considera que há exceções quanto ao princípio da anterioridade e o imposto sobre operações financeiras.Na quarta situação o princípio que está sendo infringido é o da irretroatividade, no qual não permite que seja cobrado valores relativos a impostos de forma retroativa, ou seja, antes da data de instituição do imposto ou alteração dele.Na quinta situação, a cobrança de impostos estaria correta caso não fosse com relação a papel destinado exclusivamente à impressão de jornais, de periódicos e de livros, porém segundo artigo 9° da Constituição Federal, é vedado a cobrança de tributos neste caso.
2
Dislike0
User badge image

Thais Bazzaneze

Hipótese 1: ofensa ao princípio da legalidade, visto que criado imposto por instrução normativa, quando a Constituição é expressa ao determinar que somente a lei pode criar ou aumentar tributos.

Hipóteses 2 e 3: Há violação ao princípio da anterioridade, visto que não observado a cobrança a partir do exercício seguinte, seja para criação ou aumento de alíquota.

Hipótese 4: Houve o atingimento ao princípio da irretroatividade, o qual impõe a não possibilidade de alcance da norma a eventos passados, como regra geral.

Hipótese 5: há ofesa à imunidade constitucional de tributar o papel, a qual obsta o exercício da capacidade tributária sobre este objeto.

1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

  • A União criou o tributo sobre Produto Importado Supérfluo o (PIU) por meio da Instrução Normativa n° 1.390/16.

O princípio constitucional tributário violado foi o Princípio da Legalidade (art. 150, I, da Constituição Federal), que proíbe a União de exigir tributo sem lei que o estabelaça. Sendo assim, o tributo não poderia ter sido criado por meio de Instrução Normativa.

  • O Estado de Santa Catarina instituiu o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação em 01/01/2016, passando a exigi-lo em 01/03/2016.

O princípio constitucional tributário violado foi o Princípio da Anterioridade (art. 150, III, b, da Constituição Federal). Esse princípio veda que o imposto seja cobrado no mesmo exercício financeiro que foi instituído.

  • A União alterou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras de 0,38% para 0,49% em 01/02/2016 e passou a cobrar pelo imposto com a nova alíquota em 01/05/2016.

Não há violação ao princípio constitucional tributário da anterioridade neste caso, pois o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma de suas exceções, conforme previsto no § 1º do art. 150 da Constituição Federal.

  • O Estado de Santa Catarina instituiu o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação em 01/03/2016, passando a exigi-lo retroativamente em 01/01/2016.

O princípio constitucional tributário violado foi o Princípio da Irretroatividade (art. 150, III, a, da Constituição Federal). Esse princípio veda que o imposto seja cobrado com relação a fatos anteriores à vigência da lei que o instituiu.

  • O Estado de Santa Catarina instituiu o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação em 01/01/2015 passando a exigi-lo em 01/01/2016.

Não há violação a princípios constitucionais tributários, pois foi obedecido o prazo relativo ao Princípio da Anterioridade, passando a cobrar o imposto somente no exercício financeiro seguinte e 90 dias após a vigência da lei que o instituiu.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais